Binário II de Santos já tem 95% executado

Compartilhe esse conteúdo

A construção do Binário II Porto de Santos faz parte de um projeto para melhorar o acesso a um dos maiores hubs logísticos do país, contratado pela ECOVIAS, e a CRASA integra o Consórcio Baixada Santista, junto com a Itinera Construções. São duas frentes de atuação no projeto. A primeira previa a execução de obras de arte especiais: a implantação do Ramo A, viaduto que compõe a ligação da ponte do Rio São Jorge (sob responsabilidade da Prefeitura de Santos) com a SP-148 e o alargamento da ponte sobre o Rio Casqueiro Norte (km 61+800) para três faixas. No Ramo A, foram concluídos os serviços de superestrutura nos trechos em balanço sucessivo, grelha de vigas pré-moldadas e no trecho em caixão, restando apenas a pavimentação e a aplicação de juntas de dilatação.

 Todo o restante do escopo de terraplenagem já está pavimentado. “Esta obra foi bastante complexa, pois utilizamos diferentes metodologias, principalmente nos trechos de viaduto, onde aplicamos tabuleiros, caixão cimbrado, balanço sucessivo e acesso estruturado”, destaca Paulo Okada, gerente de Contratos do Consórcio Binário Porto de Santos.

TERCEIRA FAIXA

 Em relação à construção da 3ª faixa da ponte do Rio Casqueiro, o consórcio executou toda a superestrutura, incluindo as estacas em solo e estacas embarcadas, as travessas de apoio e o lançamento de vigas. Agora, resta apenas a pavimentação do trecho. No Viaduto Ramo 100 (Cubatão), onde tem início a ligação com a ponte do Casqueiro, as obras estão praticamente finalizadas de acordo com o cronograma.

Foram entregues a infraestrutura, mesoestrutura, superestrutura para o trecho de vigas, superestrutura do acesso estruturado, superestrutura do trecho em caixão e o aterro de sobrecarga, restando apenas os serviços de pavimentação e aplicação de juntas de dilatação. A segunda frente de trabalho do projeto previa a execução de obras para Ampliação de Capacidade que estão praticamente fina – lizadas. Foram entregues a adequação do acesso 62+400; a readequação/ampliação da pista da SP-148, no sentido Norte (São Paulo), desde o km 63+700 até a altura do km 62 da SP-150; e a implantação de via local próxima ao ramo do Viaduto Piratininga.

Nesta etapa, estão finalizados os serviços de sub-base da faixa 1 da SP-148, da sub-base da faixa 1 da região da MRS a drenagem do Ramo SP-148 Marginal Sul e da Via Local no km 61. Restam apenas os serviços complementares como aplicação de grama, execução de guias e passeio em pontos isolados. Até o final do primeiro semestre de 2023, o status da obra estava em 95% concluído. O trabalho é a continuação dos serviços iniciados em 2021 pelo consórcio Baixada Santista. “A gestão da obra em parce – ria com a Itinera Construções possibilitou a entrega dentro do prazo estipulado em contrato. Construímos uma relação sólida e produtiva, que nos permitiu concluir mais um projeto agregando a Engenharia de Valor que está no DNA da CRASA”, finaliza Okada.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário