Autoridades canadenses revelaram, ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, o interesse que o Canadá tem de investir no Brasil, especialmente nas áreas de petróleo e energia, além dos setores financeiro, turístico e imobiliário.
O Canadá também pode fechar um acordo comercial com o Mercosul, incluindo a agricultura. Para que as negociações caminhem positivamente, entretanto, é necessário que o setor produtivo canadense se manifeste.
O ministro das Relações Exteriores do Canadá, Stephen Harper, indicou interesse também em firmar parcerias nas áreas de educação, defesa e cooperação humanitária.
Nas conversas preliminares, os canadenses disseram a Patriota que o governo quer uma ação parceira entre a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Bombardier, grupo de empresas canadenses que atuam na produção de vagões ferroviários e aviões regionais.
O Brasil tem no Canadá o maior estoque de investimentos em relação ao resto do mundo, totalizando US$ 21 bilhões. De 12 a 15 de novembro, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) promoverá o seminário Invest in Rio de Janeiro – Gateway to Brazil, tendo como foco a parceria Brasil-Canadá.
Fonte: Padrão