A nova unidade aumentará a capacidade de produção de retroescavadeiras e carregadeiras de rodas de pequeno porte na América Latina e permitirá a expansão de capacidade para outros produtos fabricados no Brasil. A sede em Piracicaba receberá investimentos
Com mais de 50 anos de história no Brasil e capitalizando as expectativas de crescimento na América Latina, a Caterpillar está anunciando hoje a expansão de suas atividades industriais no País. A companhia adquiriu uma fábrica localizada em Campo Largo, no Estado do Paraná, que após remodelação e adequações, terá cerca de 50.000 m² de área construída. A nova fábrica em Campo Largo produzirá retroescavadeiras e carregadeiras de pequeno porte, máquinas atualmente fabricadas em Piracicaba (SP) e que fazem parte da família de máquinas da Divisão de Produtos de Construção Leve da Caterpillar (BCP – Building Construction Products Division).
"Esta nova fábrica é um importante investimento para o crescimento de longo prazo e sucesso da BCP, especialmente na medida em que atendemos a demanda crescente por máquinas Caterpillar versáteis e de menor porte, que vão contribuir para que nossos clientes executem seus trabalhos de forma mais produtiva e lucrativa", diz Mary Bell, vice-presidente da Divisão de Produtos de Construção Leve.
Em adição à nova fábrica, a companhia r anuncia também planos para aumentar a capacidade de produção de sua sede industrial, em Piracicaba (SP), para a manufatura de seus produtos tradicionais. Investimentos da ordem de US$ 180 milhões estão previstos em ambas as unidades nos próximos dois anos.
"A decisão de expandir as operações no Brasil faz parte da estratégia global de longo prazo da Caterpillar para ampliar seus negócios em mercados relevantes em crescimento, além de possibilitar que a companhia atenda à demanda crescente de sua base de clientes na América Latina", diz Rich Lavin, presidente de grupo da Caterpillar Inc. com responsabilidade pelos mercados em crescimento e produtos tradicionais.
"A escolha do local da nova unidade demandou estudos em diversas cidades brasileiras nos últimos seis meses", afirma Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil. "A decisão por Campo Largo foi motivada pelas características da propriedade e pela possibilidade de rapidamente aumentar a capacidade de produção."
A localização geográfica desta nova unidade permitirá melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos e ampliar a flexibilidade de suas operações, tudo alinhado aos princípios do sistema de produção da Caterpillar", acrescenta ele. A nova fábrica deverá iniciar a produção em 2011 e irá criar cerca de 1.000 novos empregos quando estiver operando a plena capacidade.
"É uma honra ter a Caterpillar, uma empresa de classe mundial, em nossa cidade. Os investimentos que serão feitos nesta nova fábrica trarão empregos adicionais e darão suporte ao desenvolvimento de Campo Largo", afirma Edson Basso, prefeito do município.
Fonte: Estadão