A ampliação do Tratamento Secundário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Hélio Seixo de Britto, em Goiânia (GO), deve ser entregue em julho desse ano. O contrato de obras e serviços é de R$ 50,3 milhões, segundo a Saneago (Saneamento de Goiás).
A ETE Hélio Seixo de Britto recebe a maior parte do esgoto coletado em Goiânia – cerca de 90% do que é coletado na capital goiana.
Atualmente, o tratamento é primário quimicamente assistido. Com a ampliação do tratamento secundário por lodos ativados, a eficiência de remoção de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) pode chegar a 92%.
Considerando o grande alcance de atendimento desta ETE na cidade de Goiânia, tal melhoria será fundamental para a preservação dos mananciais do município, de acordo com a companhia.
No empreendimento estão sendo construídos canal de efluentes, caixa de distribuição, tanque de aeração, decantadores secundários e estação elevatória de lodo.
São quase 4,5 mil km de redes que coletam o esgoto dos imóveis até a ETE. A Saneago informa que a extensão aumentará com as obras em curso de ampliação do sistema de esgotamento na região noroeste de Goiânia, que somarão novos coletores, redes, ramais e ligações.