A britânica JCB – que se apresenta como líder mundial na fabricação de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos – está presente no Brasil com duas fábricas localizadas na cidade de Sorocaba (SP), onde produz as retroescavadeiras 3C. Possui também um Centro de Distribuição de Peças de Reposição em Guarulhos (SP), que atende distribuidores e clientes de todo território brasileiro, garantindo os serviços de pós-venda.
Sidney Matos, gerente geral da empresa no Brasil, embora não comente pontualmente as ações das demais empresas que atuam no mercado brasileiro, reconhece que “a concorrência é saudável para os negócios”. A JCB, segundo Matos, “respeita todos os principais players presentes no mercado e está atenta para os seus ‘movimentos’, mas, procura trilhar o seu caminho com foco no cliente e nas metas estabelecidas pela companhia”.
Nesse sentido, em junho deste ano, a JCB inaugurou sua segunda fábrica no Brasil, dedicada a produção de escavadeiras JS220 LC, com peso operacional de 20 t, ao lado da fábrica de retroescavadeiras, já existente na cidade de Sorocaba. Para isso, foram investidos mais de US$ 5 milhões. Outro investimento feito foi na própria fábrica de retroescavadeiras, com ampliação de 50% da capacidade de produção e aumento de 15% da sua área construída.
O gerente geral da JCB destaca que os investimentos realizados na estrutura da empresa, no Brasil, visando atender à demanda do mercado, garantiram resultados expressivos, dentre os quais a venda de 2,3 mil unidades da retroescavadeira JCB, posicionando a máquina como a segunda mais vendida no mercado brasileiro.
Novos produtos
A JCB trouxe, recentemente, para comercialização País, mais dois novos modelos de máquinas: a pá carregadeira sobre rodas 436 ZX, voltada ao segmento de terraplenagem e mineração, que apresenta maior força de desagregação e agilidade nos serviços de carregamento, com reduzido ciclo operacional; e a escavadeira hidráulica sobre esteiras JS130LC, que é vista como ideal para os mercados de construção rodoviária, civil, terraplanagem e agrícola, e possui sistema de amortecimento do braço e da lança, que garante redução de impacto nos trabalhos de escavações.
Além disso, em breve, a empresa prevê lançar, no Brasil, mais dois modelos de máquinas, sendo uma pá-carregadeira compacta e um manipulador telescópico.
Um dos focos dos investimentos, segundo seu gerente geral, está na área de pós-venda, para o qual a empresa anuncia a compra de novos equipamentos, a contratação e o treinamento de pessoal, abrangendo não só a produção como também todos os distribuidores.
Com investimentos constantes, a JCB também já anunciou que serão aplicados ainda cerca de US$ 50 milhões no mercado brasileiro, nos próximos anos, para manter o crescimento e diversificar o seu portfólio no País.
A JCB está presente em quatro continentes com 18 fábricas, sendo 11 no Reino Unido, 3 na Índia e as restantes nos EUA, China, Alemanha e Brasil. A empresa fabrica mais de 300 modelos de máquinas diferentes.
Fonte: Estadão