Construtoras apostam em programas integrados de gestão

Compartilhe esse conteúdo

Joás Ferreira

Anecessidade de dar mais rapidez à tomada de decisões e aos investimentos estratégicos para garantir maior produtividade, qualidade de produtos e serviços, controle de custos, com aperfeiçoamento constante de processos administrativos, produtivos e de recursos humanos, fez crescer no mercado de construção civil os investimentos em Tecnologia da Informação.

A Carioca Engenharia, empresa posicionada entre as 20 maiores do País conforme o Ranking da Engenharia Brasileira elaborado pela revista O Empreiteiro, pode ser tomada como um exemplo significativo dessa prática.

Recentemente, a construtora optou por aprimorar os seus sistemas de gestão empresarial. A solução adotada integrou e consolidou todas as informações administrativas e financeiras da empresa, assegurando melhor gestão dos negócios e de cada obra.

De acordo com Marcelo Duraes, representante de vendas de aplicativos da Oracle do Brasil, o pacote de sistemas utilizado na Carioca foi o Oracle E-Business Suite, com ativação imediata das funcionalidades Financial, Inventory, iExpenses e iProcurement. “Com isso, a construtora está coberta com o controle integrado tanto das áreas administrativa e financeira, como de compras e de controle de estoque, dando o respaldo necessário para a diretoria na hora de tomada de decisões”, explica.

A Carioca também optou, simultaneamente, pelo Oracle Hyperion Financial Management, um aplicativo de Enterprise Project Management (EPM), baseado na web que efetua consolidações, relatórios e análises financeiras, fundamentais para a avaliação de cenários atuais e futuros.

De acordo com Gilson Mesquita, gerente administrativo da construtora, “o uso do Oracle Hyperion Financial Management é estratégico, pois permite rápido acesso e a análise de informações essenciais para a tomada de decisões sobre a definição de objetivos e metas, bem como sobre a necessidade de investimentos e aplicação de recursos em diferentes obras”.

Outras iniciativas

Continuar a ser competitivas no concorrido e seletivo mercado da construção civil tem também sido o grande desafio para outras empresas do setor, como Schahin Engenharia, WTorre e Passarelli, que reconhecem a importância de contar com recursos tecnológicos. Com base nessa realidade, essas empresas, que também adotaram os aplicativos da Oracle, buscam maior eficiência operacional, com redução de custos e aprimoramento de processos de negócios, entre outros benefícios.

Paulo André Garcia, CIO do Grupo WTorre, afirma que o Oracle E-Business Suite possibilitou a integração e a expansão dos processos na sua empresa. “Antes, tínhamos de conviver com o mix de automação e tráfego de formulários de papel. Agora, o fluxo é ágil e digital. Os objetivos de integrar, uniformizar e consolidar as operações foram alcançados. O processo é estratégico, envolvendo a contabilidade, passando pelas áreas de suprimentos, financeira, fiscal e contábil”. A construtora já tem um template para inserir todas as informações necessárias ao planejamento do projeto, o que, segundo Garcia, “representa uma facilidade significativa para o nosso trabalho”.

A Schahin Engenharia destaca que foi uma das primeiras empresas do setor de construção civil a investir em um sistema de gestão. “Depois disso, continuamos a investir em Tecnologia da Informação, pois hoje é algo primordial para garantir uma gestão eficaz e bem-sucedida”, afirma Fernando Schahin, diretor administrativo e financeiro da Schahin Engenharia. “Com o crescimento dos negócios, nós fomos investindo em novas soluções tecnológicas, como o Oracle PeopleSoft HCM, para gestão de nosso capital humano, e o Oracle E-Business Project, que nos possibilita a rápida visualização de informações estratégicas para nosso negócio”, acrescenta.

Já Augusto Von Ellenrieder, diretor financeiro da Construtora Passarelli, comenta: “Acreditamos que o que nos coloca em destaque é qualidade, compromisso e agilidade, fatores que consideramos como prioridades em nossas obras. Contamos com o auxílio das soluções tecnológicas para diminuir custos e conquistar cada vez mais eficiência operacional e estratégica”.

Soluções para empresas adotaremsustentabilidade nos seus negócios

A palavra sustentabilidade ainda significa, para muitos, investimentos e esforços de um grupo de pessoas ou de uma empresa na preservação do meio ambiente. Mas o conceito de desenvolvimento sustentável vai além e engloba três áreas diferentes: econômica, humana e ambiental, mais conhecido como triple bottom line.

A TOTVS também entende que ser sustentável é perpetuar o conhecimento, o DNA e a filosofia de uma empresa, mantendo seu crescimento consistente, ao adotar melhores práticas de trabalho e retenção de talentos. Dessa forma, vem investindo nos últimos anos para aprimorar suas ações voltadas à sustentabilidade do negócio dos clientes e no aprimoramento funcional com quatro soluções:

Área econômica

Gestão dos documentos e processos (ECM) – desenvolvido para gerir dados não-estruturados (onde ficam armazenados os conhecimentos de uma empresa) e formalizar seus processos. Permite que os documentos e processos das companhias saiam do papel e se transformem em ativos da operação, que reduzem custos operacionais nos processos de negócios e agreguem inteligência às informações estratégicas. O ECM automatiza, gere e agiliza todos os procedimentos do dia a dia com clientes, parceiros e colaboradores, que são concluídos de forma rápida, por meio de mecanismos de atribuição, regras e formulários pré-definidos. Na perspectiva do crescimento sustentável, garante que a empresa pratique seus procedimentos definidos, mitigando riscos desnecessários e maximizando a excelência operacional.

Área humana

Gestão de aprendizagem via e-learning – permite a criação de planos de desenvolvimento dos profissionais, monitoria e desenvolvimento dos gaps de conhecimentos existentes. O e-learning apresenta um novo conceito de desenvolvimento e treinamento para os colaboradores: a área virtual de conhecimento e aprendizagem. Seu objetivo é tornar disponível um ambiente onde o colaborador procura o conhecimento desejado. Dessa forma, o “setup” de novos profissionais co

ntratados pela empresa é mais ágil e efetivo, perpetuando o DNA da empresa e rapidamente alinhando os seus objetivos estratégicos com os novos participantes.

Gestão de habilidade e competência – voltada para o acompanhamento e evolução dos profissionais dentro da organização por meio do gerenciamento dos processos de aprendizagem, planos de desenvolvimento, plano de metas, avaliações de desempenho periódicas e mapeamento do conhecimento. Essas ações fornecem, aos líderes e à organização, meios de prover, desenvolver e reter seus colaboradores, atender o planejamento e as demandas atuais e migrar para um horizonte no futuro da organização e de seus profissionais.

Área ambiental

Gestão ambiental – fornece todos os recursos para o planejamento e controle dos processos ambientais da empresa, bem como o atendimento às exigências legais e políticas da qualidade, como a ISO 14000. Também fornece recursos para a implantação de planos de prevenção e contenção de acidentes ambientais, controle de resíduos e efluentes do processo produtivo, além de relatórios gerenciais em cenários dinâmicos, que permite atender tanto aos requisitos da legislação ambiental brasileira (CONAMA), quanto aos requisitos para apuração de créditos de carbono.

Para informações mais detalhadas sobre cada uma dessas soluções, visite o site da TOTVS (www.totvs.com).

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário