A Furacon – Sistemas de Cortes e Perfurações em Concreto é uma empresa brasileira com quase 15 anos de experiência na execução de cortes e perfurações em estruturas de concreto armado e estruturas rochosas.
Mediante parceria com a Construtora Norberto Odebrecht e em razão da experiência acumulada em obras no exterior, está executando uma das maiores demolições controladas na América latina. Trata-se da demolição do Tanque Hornos de Cal, necessária para a implantação do Projeto Metro Cable (espécie de teleférico), na cidade de Caracas, Venezuela. O sistema ligará os bairros de San Agustín e Parque Central e tem cinco estações, três das quais área de favela, permitindo um transporte de qualidade à população.
O tanque localiza-se no bairro de Santo Agustín, junto à comunidade de “La Televisora”. E tem o nome de Hornos de Cal porque, além de situar-se perto de uma antiga fábrica de cal desde sua construção há 30 anos, foi pintado de branco e se assemelha aos fornos da antiga fábrica.
A demolição controlada consiste na eliminação total ou parcial da estrutura de concreto armado ou estrutura rochosa através de cortes com serras diamantadas (Wall Saw) e fios diamantados (Wire Saw) do sistema Tyrolit, empresa líder mundial no desenvolvimento e produção de ferramentas e equipamentos diamantados. Entre as vantagens dessas máquinas está o fato de que seu emprego não afeta o entorno urbano ou estruturas proximas. Segundo cálculos de projeto, a demolição pode ser implementada em 65 dias de trabalho, na seguinte seqüência: Primeira etapa: retirada da cúpula com um prazo previsto para terminar em 18 dias de trabalho; segunda etapa: retirada das paredes laterais e pilares com um prazo previsto para terminar em 32 dias de trabalho e terceira etapa: retirada da base do tanque com um prazo de 15 dias de trabalho;
No total, entre máquinas, acessórios e peças de reposição, foi previsto o emprego de 3.645 kg de materiais.
Fonte: Estadão