Desenho de malha urbana modela fachada de teatro em Campinas (SP)

Compartilhe esse conteúdo

O maior e principal teatro público de Campinas (SP), o José de Castro Mendes, terá sua fachada totalmente remodelada. Com projeto do escritório Otto Felix arquitetura e obra a cargo da MVG Engenharia e Construção, os serviços deverão estar concluídos em outubro. O teatro foi inaugurado há 40 anos.

A ideia, segundo o arquiteto, foi criar uma fachada que utilizasse o traçado da malha urbana de Campinas. “Durante o dia, o contraste de cor deixará explícita a malha urbana. Já à noite, além de deixar ainda mais destacado o traçado, a iluminação de catodo frio cria um jogo de luzes remetendo às duas faces do teatro grego, a comédia e a tragédia”, explica Felix.

Outro destaque do projeto da fachada é a janela principal. Impactante por seu tamanho, ela passou a ter no novo layout, “um ponto de alívio dentro do espaço do foyer”, que é fechado e estreito. “Ela também se torna outro ponto de interligação com a cidade”, diz o arquiteto.

Para compor a fachada foram aplicadas placas de cimento que, por ser um sistema modulado, evitam desperdício e sujeira, aumentam a durabilidade e a rapidez na montagem, informa o arquiteto. “Dessa forma, pode-se dizer que o projeto ficou economicamente viável para a prefeitura de Campinas”, calcula Otto Felix.

Fonte: Padrão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário