Com a proposta de contribuir para o avanço do tema no setor de construção e engenharia, foi lançado este mês (agosto) o Guia Metodológico para Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
A iniciativa surgiu do grupo de trabalho de engenharia do Fórum Clima – ação empresarial sobre mudanças climáticas -, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, OAS e Odebrecht.
O trabalho, que teve a colaboração técnica do programa GHG Protocol, visa orientar a convergência de conceitos e metodologia para permitir maior comparabilidade e clareza nos inventários corporativos de emissão de GEE no setor, além de auxiliar as empresas participantes do Fórum Clima na identificação e acompanhamento de indicadores adequados para a orientação de programas de gestão de emissões.
O gerente de sustentabilidade da Odebrecht, Alexandre Baltar, explica que a exigência de inventários em grandes obras de infraestrutura já é uma realidade no Brasil e em outros países.
Segundo ele, nos processos de licenciamento, tanto na esfera federal, quanto em alguns estados, com destaque para o Rio de Janeiro, vários empreendimentos são requeridos a apresentar seus inventários de emissões.
Bancos signatários dos Princípios do Equador também requerem a apresentação de inventários nas obras que financiam. “Por fim, um número crescente de clientes mais comprometidos com a agenda de sustentabilidade solicita e valoriza esta prática por parte das construtoras”, explica.
www.natas.co.uk/dev/wp-content/languages/new/pay-someone-to-do-homework.html
A experiência é pioneira no Brasil.
www.natas.co.uk/dev/wp-content/languages/new/write-an-essay-for-me.html
Na Europa foi lançado em 2012 um protocolo específico para o setor pela Rede Europeia de Empresas de Construção para Pesquisa e Desenvolvimento (Encord), que forneceu algumas referências para o trabalho, mas que não tratou diversos aspectos considerados de extrema importância para evitar inconsistências na contabilização de emissões entre empresas do mesmo setor.
O guia é distribuído sem custos.
www.natas.co.uk/dev/wp-content/languages/new/do-my-math-homework-app.html
Pedidos de exemplares podem ser enviados ao Instituto Ethos, que exerce a Secretaria Executiva do Fórum Clima, ou ao Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon). Uma versão eletrônica do guia estará disponível nos sites forumempresarialpeloclima.org.br e www.sinicon.org.br.
Fonte: Revista O Empreiteiro