Evento vai discutir a segurança na construção civil

No dia 19 de maio próximo, será realizada a 4ª Jornada da Construção Civil, realizada pela Casa do Construtor no Quality Resort, na cidade de Itupeva (SP).

O evento reunirá especialistas que sabem que a prevenção de acidentes é a melhor maneira de ter qualidade de trabalho em uma obra. “Das atitudes simples às mais complicadas, é preciso conscientizar os operários, engenheiros, mestres-de-obras e até quem não é profissional, mas se ‘aventura’ em atividades relacionadas à construção, que há regras a serem seguidas para evitar acidentes”, comenta Expedito Arena, sócio-diretor da Casa do Construtor, engenheiro civil e especialista em equipamentos para a construção.

A Casa do Construtor é uma rede com mais de 90 franquias que atuam com locação de equipamentos para a construção civil. A marca está em 15 estados e abre a oportunidade de participar da Jornada a clientes de todas as suas lojas e demais interessados no setor. “Os clientes são nossos parceiros, e por isso devem receber informação privilegiada quanto à utilização dos equipamentos de maneira correta, atendendo 100% às normas de segurança vigentes”, explica Arena.

Ele comenta que o Brasil registra anualmente, em média, 23 mil acidentes de trabalho na construção civil. Ainda que a Casa do Construtor só trabalhe com fornecedores homologados e siga as normas à risca, não impede que acidentes ocorram, normalmente pelo mau uso dos equipamentos. Arena vê três principais causas para este grande número de acidentes no setor:

– Falta de mão-de-obra especializada;

– Falta de conscientização quanto à necessidade de utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva;

– Falta de informação quanto às normas e condições de meio ambiente na indústria da construção civil.

Procurando minimizar estes problemas, a 4ª Jornada de Segurança na Construção Civil trará para discussão alguns temas relacionados à segurança nas obras e na utilização dos equipamentos, dos quais participam técnicos e engenheiros de segurança, clientes e pessoas interessadas no assunto. “Todos devem e podem colaborar para melhorar as condições e o ambiente de trabalho na construção civil”, analisa Arena.

Em janeiro deste ano, uma nova portaria, a de nº201, alterou a NR 18 no que diz respeito aos andaimes. Por ter participado da elaboração desta norma, a Casa do Construtor já possuía todos os seus equipamentos adaptados a ela. Porém, para garantir que seus clientes e colaboradores entendam as mudanças e se adaptem a elas, participarão da Jornada especialistas em segurança, para ajudá-los a usá-las de modo eficaz, como um diferencial no negócio. “Está havendo uma mudança de cultura na construção civil. Quem contrata tem exigido mais dos contratados que sigam as normas de segurança e quem faz o serviço está mais consciente da importância de segui-las” analisa Arena. “Hoje, para uma empresa ser grande na área da constru&cc

edil;ão civil, é necessário investir em mão-de-obra qualificada. Isso faz com que a obra seja mais rápida, mais econômica e mais segura. Isso leva ao maior uso de equipamentos e a um melhor planejamento, e todos saem ganhando”, finaliza.

Programação

9:00 horas – Welcome Coffee

9:30 horas – Eng. Antônio Pereira do Nascimento – Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/SP – Coordenador do CPR/SP e Membro do CPN

Tema: NR18 – Modificações recentes e em fase de aprovação e o seu impacto na locação de equipamentos e máquinas

11:00 horas – Eng. Juarez Correia Barros Junior – Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/SP

Tema: Segurança e Saúde no Trabalho agregando valor ao seu negócio

12:30 horas – Almoço

14:00 horas – Eng. Gianfranco Pampalon – Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/SP

Tema: Boas práticas na gestão da segurança e saúde nos canteiros de obras

15:30 horas – Guilhermo Santiago – Diretor Royes Consultoria em Desenvolvimento Humano Ltda

Tema: A Arte da Possibilidade

16:30 horas – Encerramento

Serviço

4ª Jornada de Segurança na Construção Civil

Horário: 9h

Local: Quality Resort – Itupeva – SP (Rod. dos Bandeirantes – em frente ao Hopi Hari) Inscrições até 06/05/2011 –adm.vanessa@formattanegocios.com.br

Investimento: R$ 120,00 por pessoa


Fonte: Estadão

Deixe um comentário