Workshop da revista O Empreiteiro, no período das 9 às 17 horas do dia 28 de maio próximo no São Paulo Center, em São Paulo (SP), coloca em discussão, com palestras e cases ilustrativos focados por empresários e administradores públicos de várias instâncias, a questão da gestão de projetos e obras, em uma fase em que a Tecnologia da Informação disponibiliza, em todas as áreas, o uso e a eficiência das ferramentas mais avançadas, para esse fim.
O programa preliminar, que inclui palestras de especialistas em TI daqui e do exterior, e que ainda está adicionando palestras de vários empresários das áreas da Construção e da Engenharia, é o seguinte:
Klaus Grewe, gerente de Projetos da O´Orourke Laing. Como engenheiro que coordenou centenas de projetos e obras do Parque Olímpico, em Londres, falará dos programas de software e das soluções de gestão que permitiram a entrega, no prazo – e com êxito – do conjunto dos empreendimentos.
Cel. André Kuhn, coordenador geral de desenvolvimento e projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Engenheiro formado na Escola Militar e com vivência em obras sob a responsabilidade de batalhões de Construção e Engenharia do Exército, o Cel. André Kuhn enfocará novo modelo de gestão a ser utilizado pelo Dnit para acompanhamento dos projetos e obras daquele departamento do Ministério dos Transportes.
Erin Joyce, editora de Tecnologia da revista ENR – Engineering News Record. Ela falará sobre a evolução das ferramentas de TI no mercado dos Estados Unidos, sobretudo a difusão dos tablets e dos smartphones no dia a dia dos canteiros de obras e nas atividades administrativas das empresas de Engenharia.
Terry D. Bennett, diretor da área de Engenharia Civil e Construção Pesada da Autodesk. Com 30 anos de experiência em empresas de Engenharia na região de Nova Inglaterra (EUA), ele vai relatar cases de sucesso no uso de softwares de projeto, inclusive virtual, na gestão da construção de edificações e também de uma via expressa que atravessa um sítio histórico de San Francisco.
Sérgio Palazzo, diretor da Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva (Abratt). Vai detalhar execução de obras de rede subterrânea pelo método não destrutivo (MND) considerando os avanços do moderno instrumento na gestão desses serviços.
Cristiano Kok, presidente da Engevix. Engenheiro e, além de empresário, uma liderança setorial, Cristiano Kok falará do RDC e de outros modelos de contratação de obras, mostrando o que é necessário fazer, ao longo de todo o trâmite de um empreendimento, para se chegar a um resultado econômico e de qualidade.
Além desses, outros palestrantes cujo nomes vêm despertando expectativas são Alexandre Dittert (Concremat), Ricargo Ferrigno (Racional Engenharia), Adelmo Couto (Transoft Solutions), Luiz Carlos Mesquita Scheid (Teclógica, empresa parceira da Mega Sistemas) Daniel Knijnik (Knijnik Engenharia Integrada) e representantes da Skanska, Método Engenharia, MCA, Bentley e Dersa S.A.
Fonte: Revista O Empreiteiro