Com 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai, a SH, empresa brasileira de engenharia, especializada no suporte e soluções para a execução de estruturas de concreto, completa 55 anos com alguns registros importantes. Sediada no Rio de Janeiro, a organização investiu na internacionalização de suas operações na América do Sul e foi a primeira empresa no setor a implementar um sistema logístico que planeja e monitora o fluxo e o armazenamento de equipamentos, resultando em uma redução no tempo de atendimento.
Na expansão internacional, inaugurou em 2017, a SH Paraguai, localizada em Assunção. Com um parque de mais de 9.3 milhões de equipamentos, a empresa movimenta mais de 1.500 caminhões todos os meses.
Em 2023, alcançamos o ponto alto de produtividade atendendo a mais de 1.160 obras em todo o Brasil e realizando a manutenção de 55.000 toneladas de equipamento. Durante este período, concebemos mais de 19 mil projetos e
realizamos 8.400 visitas. Além disso, a equipe de assistência técnica efetuou mais de 1.700 visitas e percorreu 825 mil km em todo o país, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes e assegurando uma presença significativa nas obras com suporte técnico”, comentou Luis Claudio Monteiro, COO da SH.
Investimentos em tecnologia
A companhia investiu R$100 milhões em inovação, entre 2023 e 2024, e oferece aos seus clientes uma plataforma digital, o SH Digital, que permite a consulta e a gestão de contratos de qualquer local e dispositivo. Para complementar sua oferta, a marca disponibiliza ainda ferramentas inovadoras, como visitas remotas e soluções
de reconhecimento de imagem, que otimizam o dia a dia nas obras com maior agilidade.
O mercado de construção civil no Brasil
O setor da construção civil no Brasil se encontra em um estado de transição. Enquanto enfrenta desafios estruturais e de custo, vislumbra oportunidades na demanda habitacional e na adoção de práticas mais sustentáveis. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) possui a expectativa de crescer 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2024.
Para a SH o momento é de oportunidades, uma vez que a marca tem compromissos firmados com a inovação e a sustentabilidade, dois pontos destacados por especialistas como primordiais para o futuro do setor. Além disso, a empresa possui soluções que reduzem custos e otimizam mão de obra, se tornando grande atrativo para incorporadoras e construtoras que enfrentam cada vez mais de perto o desafio de fazer mais em menos tempo.
“O futuro da construção civil dependerá de métodos eficazes que promovam o equilíbrio entre o crescimento econômico e a responsabilidade ambiental, dois fatores que convergem com estratégias que desenvolvemos internamente”, destaca Monteiro.
Jornada inovadora e a criação de produtos únicos
Fundada em 1969 com o nome de Servicon – Serviços de Construção S/A, a empresa deu início a suas operações com a importação das formas para Lajes TreliformaⓇ, produto descontinuado. A marca também fornecia andaimes para
aplicação de argamassas em fachadas e trabalhos em altura. De lá para cá, a empresa criou produtos e soluções que consolidaram sua atuação entre as maiores da construção civil.
A companhia se destaca como precursora no Brasil na fabricação de sistemas de fôrmas para paredes de concreto, com o Lumiform® SH, acumulando mais de 15 anos de experiência no setor. Na vanguarda da verticalização, a organização introduziu a solução LumiUP SHⓇ, que tem sido utilizada nas maiores obras do país, solidificando sua presença no mercado.
ESG
Assumindo um compromisso social, a companhia também destacou que apoia várias instituições sem fins lucrativos, entre elas o Instituto Compartilhar, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e o Instituto Stella Demarco,
promovendo a transformação de vidas através do esporte, da tecnologia e da cultura.