O Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), foi o vencedor do prêmio Global Best Projects Awards 2015, na categoria Best Project, Manufacturing (Melhor Projeto, Indústria). É uma das principais premiações internacionais na área de engenharia e construção, oferecida anualmente pela revista especializada ENR – Engineering News Record, dos Estados Unidos, parceira editorial da revista O Empreiteiro. Foi o único projeto executado no Brasil incluído entre os 20 ganhadores, anunciados em setembro último.
Com investimento de R$ 7,1 bilhões, o polo foi inaugurado em abril deste ano, depois de 26 meses de obras lideradas pelo consórcio formado pelas empresas Construcap, do Brasil, e Walbridge, dos Estados Unidos.
O júri do Global Best Projects Awards 2015, formado por especialistas da indústria da engenharia e construção, considerou as dificuldades que precisaram ser vencidas para o sucesso do projeto: 1) a localização remota do sítio, dificultando a chegada da mão de obra e dos insumos; e 2) a colaboração entre equipes que falavam línguas diferentes (português, inglês e italiano). O primeiro obstáculo exigiu gestão intensiva do fluxo de trabalho e do ritmo de entregas dos fornecedores. O segundo foi contornado com a adoção privilegiada de comunicações gráficas, mais visuais, por exemplo, sobre os avanços das execuções. As imagens garantiam o correto entendimento da mensagem, minimizando as diferenças linguísticas.
O Project of the Year (Projeto do Ano) desta edição foi o do novo edifício do campus da Universidade Politécnica da Flórida (EUA), que concentrará atividades educacionais relacionadas à tecnologia, ciência e inovação.
Com contrato global de US$ 60 milhões, o projeto, assinado pelo badalado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi executado pela subsidiária local da construtora global sueca Skanska, entre março de 2012 e junho de 2014.
Fonte: Revista O Empreiteiro