A nova fábrica, prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2016, terá capacidade para produzir 120 mil automóveis, modelo Honda Fit. A previsão é de que gere dois mil empregos diretos e ainda contribua para incentivar a cadeia de produção de pequenos e médios fornecedores do setor automotivo instalados na região.
Localizada a cerca de 200 km da capital e a 100 km de Sumaré (SP), onde funciona outra fábrica da Honda, o empreendimento em Itirapina representa investimento de R$ 1 bilhão da Honda no Brasil. A fábrica está instalada numa área de 5,8 milhões de m², segundo a empresa, com acesso facilitado ao sistema viário, com boa infraestrutura, e que permite futuras expansões. O empreendimento fica no entroncamento das rodovias Paulo Nilo Romano (SP-225) com a Washington Luís (SP-310
A proximidade com a fábrica de Sumaré vai facilitar as operações da nova unidade de produção. De acordo com o diretor de Produção da Honda, Otávio Mizikami, motores e peças plásticas serão fornecidos pela fábrica de Sumaré. “Além disso, podemos aproveitar toda a cadeia de fornecimento, que poderá ser compartilhada.”
As obras da fábrica da Honda em Itirapina, que tem área total coberta de 182,6 mil m², foram iniciadas em 2013. Sob responsabilidade da Construtora Toda do Brasil, chegaram a envolver mais de 50 fornecedores de serviços e um time de mais de 1,5 mil pessoas. Segundo Mizikami, um dos maiores desafios ao longo da construção da nova fábrica de automóveis foi conciliar todo o projeto com o processo produtivo, além de cumprir o cronograma e escolher os parceiros para o empreendimento.
Acompanhadas pela equipe de fiscalização da Honda, as obras da fábrica de Itirapina envolveram a movimentação de mais de 3 milhões de m³ de terra. Segundo Mizikami, a fundação foi do tipo estaca escavada, os pilares e vigas foram pré-moldados, com estrutura metálica tipo tesoura. A cobertura foi feita com telha sanduíche (trapezoidal, revestida com lã de rocha), garantindo conforto térmico e acústico.
Obras concluídas desde abril, mas produção só em 2016
Meio ambiente
A nova unidade de produção de automóveis da Honda no Brasil contemplou ações de sustentabilidade e de meio ambiente. “O compromisso ambiental sempre fez parte da história da Honda em todo o mundo”, afirma o diretor de Produção. Segundo ele, desde o início das obras em Itirapina, as intervenções foram mínimas e sempre respeitando a fauna e a flora da região.
Entre as ações da empresa voltadas para o meio ambiente está o plantio de aproximadamente 70 mil mudas de árvores nativas próximo à área de 400 mil m² de preservação permanente que foi mantida no local. Com isso, segundo Mizikami, “cria-se um grande corredor ecológico no local”. Na fábrica de Itirapina, o diretor também lembra que foram implantadas ações que já fazem parte do cotidiano da companhia em todo o mundo. Entre elas, destacam-se o uso racional de água, o tratamento de todos os efluentes gerados na produção, o gerenciamento e destinação adequados de resíduos e a reciclagem de papel, vidro e plástico.
Durante o processo de produção, a fabricante de automóveis também diz que contará com tecnologias que permitem a redução das emissões de poluentes. Entre essas iniciativas, um exemplo é o método de pintura a base d’água, que permite manter a mesma qualidade no processo com menos quantidade de tinta e, consequentemente, menor emissão de CO2.
Fonte: Revista O Empreiteiro