Fábrica de celulose no Chile aumenta a capacidade em 1,5 mi t/ano

Compartilhe esse conteúdo

Fundada em solo chileno há mais de 60 anos, a Sigdo Koppers Engenharia e Construção (SKIC), uma das principais empresas de engenharia e construção da América Latina, vem trilhando seu caminho, com reconhecimento nacional e internacional, com a realização de grandes projetos em diferentes setores da indústria, como energia e mineração. Com larga experiência também em projetos para o setor de celulose e papel, a SKIC irá concluir, e, até o final de 2022, as obras de modernização e ampliação parcial de um dos maiores projetos em andamento no país andino no setor de papel e celulose. Trata-se do Projeto MAPA – Modernização e Ampliação da Fábrica Arauco -, um investimento de US$ 2,35 bilhões que a fabricante de celulose colocou em prática a partir de 2018, para ampliar a capacidade de produção da unidade localizada na região de Biobio, no Chile.

A SKIC foi contratada para realizar uma das principais partes do projeto MAPA: a construção de uma nova linha de produção de celulose na planta, batizada de L3. Iniciada em junho de 2019, a obra da L3 já consumiu 6,8 milhão de horas-homem, 90 mil m³ de concreto, 750 mil metros de cabos, 100 toneladas de solda e a instalação de 15 mil carretéis. A SKIC realizou todo o projeto, incluindo as montagens eletromecânicas e a parte civil do digestor, os sistemas de lavagem e de branqueamento da celulose.

A nova linha de produção de celulose da Arauco aumentará a capacidade de produção da fábrica em mais 1,56 milhão de toneladas de celulose anuais, permitindo que todo o complexo chegue a 2,1 milhões de toneladas/ano. 

“Para SKIC, concluir projetos desta magnitude é o que nos move como empresa. Esperamos que este trabalho abra mais oportunidades para a SKIC em projetos similares no setor de papel e celulose, em países da América Latina e, especialmente, no Brasil”, afirma Robson Campos, CEO da SKIC no Brasil.

Para Luis Sanhueza, gerente de construção da SKIC, responsável pelas obras da linha L3, concluir mais este trabalho com êxito, especialmente nas condições difíceis que a pandemia trouxe para a realização dos serviços, é uma grande conquista da empresa. “Iniciamos as obras em 2019, e a Covid chegou no início do ano seguinte. Foi um grande desafio manter o projeto no cronograma, respeitando a segurança dos trabalhadores e da comunidade” comemorou Sanhueza. Ele conta que o local da obra é uma zona muito delicada para a comunidade local, então, os funcionários da SKIC se empenharam bastante em realizar os serviços sem causar danos ou prejuízos à população local. “Isso mostra o profissionalismo da SKIC e o preparo de nossos funcionários para exercerem suas funções em qualquer tipo de local e ambiente.”

Ficha técnica:

Projeto: Construção da L3 – Nova linha de produção de celulose da Fábrica da Arauco.

Localização: Arauco, Região de Biobio, Chile.

Cliente: Arauco

Data de início: junho de 2019

Data de término: final de 2022

Total de horas-homem: 6.870.000 horas-homem diretas.

Material utilizado:

• 15 mil carretéis instalados.

• 90 mil m3 de concreto.

• 750 mil metros. de cabo.

• 100 toneladas de solda.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário