A Oeste Fôrmas firmou contrato com a Resencon Construtora para locar mais de 400 m² de fôrmas de alumínio de fabricação própria para construir, inicialmente, 495 casas populares, no município de Alenquer (PA).
O sistema de fôrmas de alumínio, segundo a empresa, é uma opção econômica e eficiente, em especial para a construção de habitações de interesse social. É capaz de diminuir em 20% os custos na construção de paredes de concreto em relação ao sistema convencional.
Segundo o diretor-presidente, engenheiro Roberto Felício, “com esse sistema é possível concretar as paredes de uma casa de 35 m², tamanho das moradias básicas do Minha Casa, Minha Vida, em apenas um dia, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias”.
Os painéis de 20 m², muito leves, facilitam e reduzem custos com armazenagem, transporte e manutenção. A simplicidade do sistema de encaixe aumenta a produtividade e diminui o tempo de execução: as operações de montagem e desmontagem das fôrmas são executadas em 0,3 hora/homem/m², “sem exigir mão de obra especializada”, garante Roberto Felício.
Os painéis suportam pressões de concreto de até 60 kN/m² e têm vida útil para mil reutilizações. Segundo Felício, “a Oeste Fôrmas assessora tecnicamente à construtora e dá treinamento aos profissionais recrutados, além de oferecer técnico especialista em tempo integral para orientar sobre a montagem do sistema e viabilizar a construção”.
O sistema de fôrmas da Oeste tem painéis de alumínio presos à estrutura através de solda MIG e ajustados uns aos outros com pinos e cunhas de engate rápido em aço carbono ou clipes. Têm altura padronizada de 0,90m, 1,22m e 2,40m, e larguras variáveis 0,10m a 0,90m.
As seções podem ser executadas com pé direito superior, através de extensões.
Dados da obra:
Quantas casas: 495 casas
Metragem: Área =35m²
Número de dormitórios: 2 dormitórios
Tecnologia usada: Concreto celular, com fôrmas de alumínio.
Construtora: Resecon Construtora
Duração da obra: Janeiro a dezembro de 2011