Governo diz que obras garantem transporte para a Copa

O Governo Federal assegura que a circulação nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 está garantida com as obras de mobilidade urbana do PAC 2. Há 42 obras prontas ou em fase de conclusão para atender os turistas durante e após o mundial. O total de investimentos é de R$ 8 bilhões para melhorar o trânsito e facilitar a locomoção das pessoas.

 

São duas obras de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), 12 de Bus Rapid Transit (BRT), quatro corredores de ônibus, cinco estações ou terminais, 17 obras viárias e duas de controle de tráfego. No momento, 29 delas estão funcionando total ou parcialmente para atender a demanda da Copa do Mundo. Outras nove serão concluídas no segundo semestre deste ano, três previstas para serem entregues em 2015 e uma para depois de 2015.

 

O BRT Transcarioca, no Rio de Janeiro, era uma das obras previstas na matriz de responsabilidade da Copa e já começou a operar. O trajeto liga o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O corredor passa por 27 bairros e tem 39 km de extensão e 47 estações.

 

Outro BRT que começou a operar antes da bola rolar nos estádios brasileiros é o de Recife (PE). Desde sábado (7/6) duas estações – ambas no corredor Leste-Oeste – estão abertas ao público, concentrando o fluxo de torcedores que assistirão aos jogos da Copa na Arena Pernambuco. Das duas estações, 5 mil torcedores partirão em ônibus expresso.

 

Veja outras obras de mobilidade urbana do PAC 2 em andamento pelo país.

 

Os projetos de mobilidade urbana foram apresentados pelas prefeituras e governos estaduais ao governo federal em setembro de 2009. Deu-se prioridade na concessão de financiamento federal, por meio do Programa Pró-Transporte (com recursos do FGTS e liberados pela Caixa Econômica Federal), às obras de ligação entre aeroporto, porto, zona hoteleira, terminal rodoviário e o estádio da Copa, ou de melhorias do transporte coletivo urbano como um todo.

 

BRT Transcarioca, no Rio, tem 39 km; liga o Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca, com 47 estações, passando por 27 bairros 

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário