Para atender às necessidades de expansão e de novas indústrias no Polo Industrial de Camaçari, o governo do Estado da Bahia concedeu à iniciativa privada, em 2010, o Complexo Viário BA-093 para a recuperação, ampliação e exploração. Segundo o governo, o contrato de concessão terá duração de 25 anos e compreenderá 121 km das rodovias que compõem o sistema. “A concessionária irá explorar a infraestrutura e a prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação e ampliação de capacidade do Sistema BA-093”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia. Segundo ele, serão cinco praças de pedágio na área concessionada. “O investimento da empresa ao longo do período de concessão está estimado em R$ 1,7 bilhão.” O governo baiano afirma que pesquisas com os usuários do sistema apontaram que mais de 80% deles estão dispostos a pagar pedágio para ter melhores condições de trafegabilidade.
O secretário informou ainda que a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial e o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia firmaram convênio, no ano passado, que envolve repasse de R$ 5 milhões para obras e serviços de recuperação do sistema viário interno do polo. Cerca de 20% das obras já foram executadas, e os trabalhos deverão ser concluídos até março de 2013.
Para o secretário, ainda há muito a ser feito. Entre os principais desafios para o desenvolvimento do polo, Correia aponta o gargalo dos portos baianos. “Já está sendo analisado, no âmbito do governo estadual, juntamente com a iniciativa privada, a questão do Porto de Aratu e do modal ferroviário”, frisa. Para o secretário, a perspectiva de ampliação dos portos de Salvador e Aratu, e a construção do novo Porto Sul, em Ilhéus, abrem novos horizontes. “A melhoria da logística trará mais facilidade para o escoamento de matérias-primas e produtos e instalação de novos investimentos, adensando a cadeia produtiva do Estado”, ressaltou o secretário.
Fonte: Padrão