Grupo espanhol constrói unidade em Atibaia (SP) para montagem de carros de bombe

A planta está em construção e o projeto concilia influência andaluza e brasileira

Augusto Diniz – Atibaia (SP) 

 

O grupo espanhol Iturri ergue unidade industrial própria em Atibaia (SP), depois de anos estabelecida em um galpão alugado na mesma cidade. A nova planta representará para a empresa o início da montagem no Brasil de carros de bombeiros, segmento em que atua fortemente na Europa. O empreendimento funcionará ainda como depósito de equipamentos de proteção individual (EPIs) e da produção de vestimentas de segurança – ambos os produtos também fazem parte do portfólio da companhia.

 

Unidade montará veículos contra incêndio
 

A unidade industrial, que será sede dos negócios do grupo na América Latina, está sendo instalada no km 51, da Rodovia Fernão Dias. Com investimento de mais de R$ 30 milhões, a capacidade de produção será de 150 veículos/ano. A área total do terreno é de 28.474,46 m² e a área construída alcança 11 mil m². A previsão é que a obra, iniciada em janeiro deste ano, seja entregue em maio de 2015. Devem trabalhar na unidade até 180 funcionários.

 

Obra

O projeto do empreendimento exigiu exercício de criatividade do arquiteto responsável, André Cuani. “Queríamos que fosse um prédio que chamasse a atenção da rodovia, despertasse o interesse de quem passa pela estrada, sempre com o olhar de querer saber o que há por trás”, conta.

 

André Cuani: Arquitetura para a construção industrial
 

André esteve até na Espanha para discutir o projeto. A sede da empresa fica em Sevilha, na Andaluzia, lugar mais quente do país e com forte influência moura. “O projeto reúne a influência local de lá com a brasileira. Uma das referências trazidas é o muxarabi”, diz. O muxarabi é um elemento arquitetônico árabe de fechamento em forma de treliça, que permite ventilação e iluminação, mas bloqueando o calor.

 

Estrutura pré-moldada em fase final de execução. Ela receberá na fachada grande empena de concreto com brise metálico
 

No caso do empreendimento da Iturri em Atibaia, os elementos são aplicados na parte da frente da edificação. É que neste bloco funcionará a área administrativa com 2.400 m² – o restante será ocupado pelo setor industrial e depósito.

 

“Na fachada do prédio, será posicionada uma grande empena de concreto com brise metálico”, relata André. A brise tem 15 m de altura e 40 m de comprimento. “A ideia foi destacar a arquitetura para uma construção industrial.”

 

A estrutura da edificação foi erguida com pilares pré-moldados de concreto e vigas metálicas. O fechamento é metálico assim como a cobertura, com um muro de fechamento lateral no pé de 2,5 m de painel de concreto.

 

 

As características da cobertura incluem face felt, telhas zipadas, calhas de aço e sistema de iluminação natural translúcida. O pé-direito alcança de 12 m a 15 m. As instalações eletromecânicas começam a montagem em fevereiro. É esperado para março o pico na obra, com 250 pessoas trabalhando.

 

A movimentação de terra no terreno alcançou 80 mil m³. A fundação foi feita com estaca helicoidal de 18 m de profundidade. Há uma pista de testes de caminhão de bombeiros atrás da edificação, com inclinação de até 50%.

 

O fato de estar sendo construída em um terreno acidentado e com elevações no entorno representou uma dificuldade adicional às obras. “Trabalhar em espaço pequeno é sempre uma dificuldade a mais”, finaliza o arquiteto.

 

 

Ficha Técnica –
Unidade Industrial da Iturri – Atibaia (SP)

 

– Gerenciamento: Adempar

– Projeto de arquitetura: Adempar – Administração – Empreendimentos e Arquitetura (arquiteto responsável: André Cuani)

– Projeto de engenharia: Interplanus Engenharia

– Projeto estrutural: Adempar

– Instalações hidráulicas e elétricas: Interplanus Engenharia

– Terraplenagem: A3 Terraplenagem e Engenharia

– Serviços de fundações: Leonardi Construção Industrializada, Engecon Engenharia e Fundações e G&A Construções

– Estrutura: Leonardi Construção Industrializada

– Montagem industrial: Ferralumi Montagem Industrial

– Principais fornecedores de máquinas, equipamentos, materiais e insumos: Locmassa Atibaia Aluguel de Equipamentos e Comércio de Máquinas, O Ferrão Comércio de Ferro, Polimix Concreto, Stone Building, Yperó Madeiras, Portagua Comércio de Materiais para Construção, Jesus de Mari Artigos de Cimentos, BSM Indústria e Comércio de Artigos de Cimento, Cimento Atibaia, J.I Materiais para Construção e Terraplenagem, Giamar Comécio de Materiais Elétricos e Ecoverde

 

Construção industrial foi projetada para chamar a atenção de quem passa pela Fernão Dias

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário