A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e com a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) lançaram, nesta quinta-feira, dia 23, o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE). A novidade é uma ferramenta interativa para acompanhar as normas estaduais referentes à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil. Através dela, será possível identificar os Estados com as melhores práticas regulatórias, além de apontar potenciais oportunidades de aprimoramento e, assim, contribuir com o aprofundamento e consolidação do processo de transformação da abertura do setor de gás natural.
Segundo as entidades, o objetivo é trazer uma visão mais ampla e completa, envolvendo produtores e grandes consumidores de gás, sobre os regramentos estaduais de abertura de mercado. Ao todo, o ranking contempla 37 itens regulatórios para classificar os avanços da legislação e regulação em cada unidade federativa.
O lançamento do RELIVRE já faz parte da divulgação da 20ª edição do Seminário de Gás Natural, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio deste ano, no Hotel Fairmont, na cidade do Rio de Janeiro.
Sob o tema ‘Gás Natural no Brasil: Abertura, Competitividade e Sustentabilidade’, o fórum reunirá os principais nomes do setor para debater a agenda prioritária para o seu desenvolvimento.
As inscrições para o Seminário de Gás Natural iniciaram nesta quinta-feira, dia 23.
Além deste evento, o IBP, organiza outro evento no setor de óleo e gás neste ano, tais como como o ESG Energy Forum IBP que acontece em junho; o da Rio Pipeline, em agosto; e da Offshore Technology Conference (OTC), em outubro.