Primeira fabricante a lançar o “martelo inteligente” no mercado em 1985, a Indeco anuncia agora soluções de engates hidráulicos com tecnologia 4.0. A empresa, que esteve na Conexpo-Com/Agg 2023, maior evento da construção da América do Norte neste mês de março, apresentou seus equipamentos voltados para a transformação digital no setor de engates hidráulico e de tecnologias compatíveis com os padrões da Indústria 4.0.
Uma das soluções é o novo sistema de monitoramento remoto “Indeconnect”. O sistema é constituído por um device proprietário a ser montado nos diversos equipamentos, equipado com tecnologia 4G para a interconexão sem fios à rede e por uma plataforma web baseada na nuvem acessível a partir do telemóvel (via app) ou do PC, com a qual se pode consultar os dados transmitidos em tempo real de cada dispositivo instalado.
Outra novidade apresentada na Conexpo, foram as novas Cisalhas de rachar binários IRC, que são ferramentas hidráulicas concebidas especificamente para cortar trilhos de comboios, elétricos e metropolitanos. O desenho particular das suas garras, aliado à eficiência do sistema hidráulico e à robustez do corpo da máquina em aço especial HARDOX®, permitem o corte de binários até 75 kg de massa por metro, com durezas até 300 Brinell. Estão disponíveis dois modelos de cisalha, IRC 20 e IRC 30, concebidos para funcionar melhor nos diferentes padrões de trilhos presentes na UE, EUA e países asiáticos.
A Indeco também lançou os Trituradores IRP, que prometem prolongamento da vida útil da ferramenta, através da inserção de uma placa antidesgaste na mandíbula móvel dos britadores IRP. Neles, a placa intercambiável preserva a estrutura portante do britador tornando-o capaz de suportar fortes pressões, abrasões e empregos prolongados em qualquer tipo de utilização.
Também foram apresentadas as Pinças Multi Grab IMG 300, compatíveis com escavadoras de reduzidas dimensões (a partir de 3 t) cada vez mais solicitadas no mercado.
Na Conexpo, a Indeco também apresentou cases com seus equipamentos como o enterramento do trecho da linha Bari-Barletta, que atravessa o centro da cidade de Andria, na Itália, e consiste na construção de uma vala de quase três quilômetros. A escavação de mais de 250 mil m³ é realizada inteiramente com martelos demolidores Indeco.
Outro exemplo é com as duas tesouras Indeco para o descomissionamento da ex-central Enel de Piombino, também na Itália, um dos estaleiros maiores e mais complexos do género na Europa. Mais de 70 mil toneladas de aço para demolir, diminuir volumetricamente e enviar para fundição, onde foram utilizadas as duas tesouras Indeco ISS 20/30 e ISS 30/50.
Além desses, a Indeco apresentou um último na Conexpo, com o martelo HP 1200 e um IHC 75 ao serviço de uma construção civil na Austrália, entre outros equipamentos.