A Itubombas, empresa especializada na locação de conjuntos motobomba de alta tecnologia, deslocou 13 equipamentos centrífugos a diesel para efetuar o enchimento da ensecadeira no complexo hidrelétrico de Jirau, no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho (RO).
O primeiro desafio foi logístico.
Levar os equipamentos da matriz, em Itu, interior de São Paulo, até o local da obra, em Rondônia, no prazo de 40 dias estipulado pelo cliente.
A escolha dos equipamentos a diesel, mais adequados para operações em campo, como o da hidrelétrica de Jirau, foi fundamental para o sucesso da operação.
Esse tipo de máquina é de instalação mais simples, comparada ao equipamento de propulsão elétrica.
Juntas, as 13 máquinas bombearam até 15 mil m³ de água por hora, no nível próximo à ensecadeira.
Saneamento
A Itubombas também oferece soluções para concessionárias de água e de esgoto, com foco em saneamento e tratamento de água. Como locadora, é uma alternativa rápida para obras de manutenção e de expansão das redes de esgoto.
Na área de saneamento, o destaque é o uso de bombas para desvio de fluxo de esgoto em operações de ampliação de rede ou de manutenção.
Para o tratamento de água, os conjuntos motobomba são direcionados para atividades de transferência, incorporação de oxigênio e aeração e mistura de agentes químicos.
Fonte: Redação OE