A Kärcher, empresa especializada em soluções e equipamentos de limpeza e que atua há 35 anos no Brasil, está realizando, pela quarta vez consecutiva, a limpeza do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Nos anos de 1980, 1990 e 2000, a empresa também foi a responsável pela higienização do monumento. Dessa vez, a estátua de quase 40 metros de altura será limpa de uma maneira inédita. "Realizaremos a limpeza com seis equipamentos a vapor. Assim, preservamos a originalidade do Cristo, sem danificar a estrutura de pedra sabão. Também não utilizaremos nenhum produto químico, apenas água. Desse modo, a vegetação ao redor do monumento também será preservada", afirma Abílio Cêpera, diretor-executivo da Kärcher.
A limpeza do Cristo Redentor faz parte do projeto internacional Limpeza de Monumentos da Kärcher. "O nosso objetivo é mostrar aos brasileiros que a Kärcher é uma companhia especializada em limpeza em todos os níveis e que a tecnologia usada para se higienizar uma das sete maravilhas do mundo é a mesma que encontramos nos pontos-de-venda de todo o país", destaca Cêpera.
Em 20 anos, a companhia limpou o Portal de Brandeburgo, na Alemanha, as colunas da Praça de São Pedro, no Vaticano, a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, os monumentos de Atenas, na Grécia, o Colosso de Memnon, no Egito, e o Monte Rushmore, nos Estados Unidos. Essa última, uma das mais emblemáticas, simboliza as aspirações de da nação norte-americana. As enormes esculturas com os rostos dos presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln foram limpas com produtos específicos para o tipo de sujeira e superfície encontradas.
Fonte: Estadão