Esta história começou num laboratório de ensaios

Pai e filho. O primeiro abriu caminho na engenharia com um laboratório de ensaios de materiais. Nos anos 1980, o filho herdou a empresa consolidada e ajudou a transformá-la em uma das maiores consultoras de engenharia do País

*Mauro Viegas Filho – presidente da Concremat

A história da Concremat começa pelo seu fundador, Mauro Ribeiro Viegas. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1945, ele trilhou carreira fascinantemente promissora.
Viegas deu os primeiros passos no magistério a partir de 1946, quando assumiu as funções de assistente do professor Édson Passos, na cadeira Materiais de Construção e Estudos do Solo, que hoje se chama Solos e Edificações. Sete anos após terminar a graduação, inaugurou, no centro da cidade, no prédio de número 90 da rua México, o Escritório Técnico Sociedade Civil de Controle de Concreto e Ensaios de Materiais, que analisava a qualidade de materiais de construção e estruturas de concreto, aço, etc. Foi ali que nasceu a Concremat.

Entre os anos de 1950 e 1971, dividido com as demandas de seu empreendimento e a atuação nos governos de João Carlos Vital, então prefeito do Distrito Federal, e Francisco Negrão de Lima, governador do extinto Estado da Guanabara, Mauro Viegas impulsionou a Concremat para uma trajetória vitoriosa. Na década de 60, a empresa abriu um laboratório em Brasília para atender às obras de construção da nova capital.

Nos anos seguintes, as atividades da empresa foram ampliadas. Viegas e seus profissionais passaram a elaborar estudos e projetos, supervisionar obras e recuperar estruturas. Ainda na década de 70, foi criada a Concrejato, dedicada às obras civis especiais, recuperação e reforço estrutural, entre outros serviços. Nesse período, ela apostou numa série de inovações tecnológicas e começou a garantir seu espaço entre as maiores empresas de consultoria do País.

Mauro Viegas Filho, o atual presidente, que herdou o posto do pai em 1984, lembra que inovações, como a utilização de cabos externos para reforço de pontos, fizeram a diferença no desenvolvimento e no reconhecimento do trabalho da Concremat. Os cabos foram utilizados, pela primeira vez no Brasil, pela empresa, em 1976, na obra da ponte sobre o canal da Bertioga (SP).

“Naquele cenário da década de 70 podemos destacar também os processos de sondagens sônicas em estacas profundas com ultra-sonografia ou a própria aplicação de ultra-som em auscultações de estruturas. Em um passado recente, é possível citar o monitoramento a distância de zonas de riscos geotécnicos em dutovias, com acompanhamento em tempo real”, lista Viegas Filho.

Atualmente, a Concremat atua também nas áreas de energia, transportes, petróleo e meio ambiente, empregando cerca de 6 mil colaboradores em todo o País, grande parte engenheiros. A conquista da liderança de mercado e solidez permitiram reunir em sua estrutura outros quatro negócios: Concremat Tecnologia, Saybolt Concremat, Concrejtao e Contemat, que operam nos serviços de inspeção, laboratórios, obras e geotecnia, participando da fase de estudos de viabilidade até o término do projeto e da execução da obra.

Obras representativas

São várias as obras representativas do desenvolvimento, em fases diversas, da engenharia da empresa. Contudo, ela cita dois projetos recentes:
Projeto Nova Luz em SP: revitalização e reintegração urbana. O consórcio formado pela Concremat, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Companhia City e Aecom Technology Corporation é responsável hoje por um dos maiores projetos de requalificação urbana do Brasil, o Nova Luz. Essa área, na cidade de São Paulo, é considerada um referencial histórico e simbólico da metrópole. Contudo, está degradada e abriga a chamada “Cracolândia”, ponto de tráfico e uso de entorpecentes. O projeto em execução pretende criar uma região exemplar, nova e arrojada que, ao mesmo tempo em que ofereça opções de moradia e novos equipamentos públicos, preserve o patrimônio arquitetônico existente, respeite e estimule à vocação econômica local e abra horizontes para novos segmentos.

Prosamin, qualidade de vida em Manaus

Outra participação que a Concremat considera significativa, em seu portfólio de empreendimentos, é o Prosamim – Programa Socioambiental dos Igarapés de Manaus (AM), que objetiva remover as palafitas dos igarapés da cidade, construindo obras de saneamento, executando o desassoreamento, a urbanização, criando a infraestrutura de lazer e a utilização racional do uso do solo. A participação da empresa, segundo Mauro Viegas Filho, é multidisciplinar. Ela elaborou os estudos de viabilidade técnica e econômica e os projetos básicos que permitiram as licitações das obras. Também realizou os projetos executivos e o acompanhamento técnico dos serviços nas especialidades de arquitetura e urbanismo, infraestrutura, estudos ambientais e sociais.

Deixe um comentário