A Romanelli, indústria brasileira de máquinas rodoviárias, é reconhecida mundialmente como sinônimo de tecnologia e qualidade, na fabricação de equipamentos para pavimentação asfáltica. Na oferta de máquinas da linha amarela, tem se destacado na comercialização de rolos compactadores e vibro acabadoras.
Os rolos compactadores para asfalto envolvem equipamentos com capacidades variadas. Os menores RCR 160T de 1,6 t e o RCR 200T de 2 t, do tipo tandem, são dedicados a operações tapa-buraco, mas também atendem demandas de reperfilamento de vias. Possuem vibração nos dois cilindros e contam com sistema hidrostático da Danfoss e motorização da Yanmar.
Já os rolos maiores, RCR 400C e RCR 400T de 4 t, estão disponíveis na versão tandem e combinado (cilindro e pneu maciço). Eles levam painel eletrônico de série, com controle de velocidade, vibração e monitoramento do motor. Além da tecnologia embarcada, que já é característica em equipamentos da Romanelli, os rolos compactadores possuem cabine Rops/Fops de série e atendem a várias condições de trabalho, com segurança e conforto para o operador.
Na parte de vibro acabadoras, trata-se na verdade de um único modelo, disponível em duas versões: VR 300 P com pneus e VR 300 E de esteiras. Ambas contam com silo de 3,67 m³ de capacidade, com duas esteiras para transporte de massa asfáltica, acionamentos hidráulicos e exclusivo sistema de aquecimento interior através dos gases do motor. A produção estimada é de 300 t por hora, atendida por um motor da Yanmar de 82 hp.
As mesas vão de 2,4 a 4,2 m, e parcial com abertura de 1,2 m. Sistema de aquecimento da placa vibratória fixa e extensiva por gás GLP, com acendimento automático e manual caso necessário. Contam com rosca do tipo sem fim, regulagem de arraste e com moderno sistema automatizado que controla a quantidade de material em toda a extensão da mesa, o que promove melhor distribuição de massa.Com distribuição consolidada em todo o Brasil, América Latina e parte da África, a linha de produtos da empresa, que vai desde espargidores de asfalto, multi distribuidores, usinas de micropavimento a equipamentos tapa buraco e selagem de trincas, é capaz de atender todo tipo de tratamento de superfície asfáltica.
Em função dos bons resultados, a fabricante decidiu investir ainda mais na expansão de portfólio. A fábrica está sendo ampliada para acomodar uma nova linha de montagem. Segundo a Romanelli, trata-se de mais um importante passo da divisão das máquinas amarelas no planejamento comercial da empresa, com a aquisição dos projetos já conhecidos no mercado, como os rolos AP 26 e AP 30, incluindo também os modelos com kit pé de carneiro para compactação de solos, VAP 55 e VAP 70.