A Lucena Infraestrutura, referência nacional em obras de terraplanagem, iniciou no segundo semestre deste ano, as obras de integridade do KM 408 da Estrada de Ferro Carajás (EFC). A EFC é uma das mais importantes ferrovias no Brasil.
O ativo do KM 408 representava um grande risco geotécnico, havendo riscos de desmoronamento e interrupção imediata do fluxo das duas linhas da ferrovia. Em virtude do elevado grau de risco haviam três dispositivos de controle: barreira dinâmica, cerca DDB e radar com monitoramento 24 horas.
Conforme o grande risco do ativo, todas as medidas de segurança foram adotadas. Foram utilizados planos de evacuação, apoio e análise de geotécnicos para avaliação diária e liberação das atividades, plano de atendimento a emergências e resgate com ambulância de prontidão para qualquer intercorrência.
Os desafios não se limitaram às questões da estabilidade do maciço, havia restrições ambientais e de arqueologia que restringiram o plano de ataque e fluxo dos equipamentos. As rampas provisórias de acesso sofreram alterações e foram alvo de monitoramento contínuo ao longo da obra.
A Lucena em pouco mais de quatro meses mobilizou a obra, construiu o canteiro, escavou 230.000 m³ de terra, compactou 200.000 m³, demoliu 7.000 m³ de gabião, construiu 2.350 metros de drenagem e concretou 335 m³ de canais e outros dispositivos.
O sucesso desta operação se deu ao minucioso planejamento das atividades, sempre atrelado à segurança. Foram utilizadas técnicas ágeis, o 6WLA foi de vital importância para que este marco tenha sido atingido.
Neste momento iniciamos a segunda fase da obra, na qual consiste em aplicar 2.460 m³ de concreto projetado.
Em todas as fases da obra a equipe de qualidade esteve presente no campo e no laboratório, realizando todos os ensaios e procedimentos previstos em normas e solicitado pelo cliente.
Para a Lucena, a obra do KM 408 está sendo um case de sucesso, exercendo o DNA da empresa de agilidade, qualidade e segurança.
Onze anos prestando serviços para a Vale
Sediado em São Luís(MA), o Grupo Lucena está presente em 10 estados brasileiros. Atende tanto o setor público, incluindo prefeituras, governos estaduais e federal, quanto o setor privado, com uma atuação destacada nos setores de construtora, logística e agroindústria. Com projetos de expansão para as regiões sudeste e sul do país, a empresa atua em diversos segmentos, tais como: obras de Infraestrutura (terraplenagem, pavimentação, drenagens e sinalizações); construções e manutenções civis (eletromecânicas e Obras de Arte Especiais); recuperações Estruturais, ferrovias, portos e túneis, entre outras áreas.
Com mais de 600 equipamentos próprios, incluindo veículos leves, usinas de asfalto, caminhões basculantes e rodotrem, a empresa está há mais de 11 anos, colaborando com a Vale em operação, manutenção, obras correntes e projetos de capital, atuando na Ferrovia EFC, Porto de São Luís e Ramal Ferroviário do Sul do Pará (RFSP).