“MALHA D’ÁGUA” IRÁ ATENDER 9 CIDADES NO CEARÁ

Com 37 estações elevatórias de bombeamento e a capacidade para atender cerca de 281 mil pessoas, a Passarelli lidera o consórcio que vai executar o projeto chamado “Malha D’água”, no Ceará. Em entrevista à OE, o Superintendente Operacional da Passarelli, Décio Dias, informou os detalhes da obra que tem como objetivo principal reduzir custos com carros-pipa, além de oferecer segurança hídrica e água de qualidade para população. Segundo Dias, a obra contará com uma Adutora principal com 291 km e adutoras secundárias (ramais) com a extensão de 384 km.

“Os materiais da tubulação variam entre ferro fundido, aço, PVC e PEAD. O projeto será centralizado em uma estação de tratamento d’água com a tecnologia de ultra filtração e vazão de 530 l/s. Para o funcionamento da primeira fase do projeto, o prazo é de cinco anos”, explicou Décio Dias.

Centralizado em um dos maiores açudes do estado, em Banabuiú, o projeto idealizado pelo Governo do Ceará de ‘Malha d’Água’ tem estimativa de custo de R$ 5,5 bilhões. A previsão de término está prevista para acontecer em 25 anos, atendendo 178 municípios cearenses através de 34 sistemas adutores no total.

As obras nesta etapa serão executadas pelo consórcio da Passarelli com PB Construções e Engeform. O projeto vai gerar oportunidade de emprego local, de 800 a mil vagas, diretas e indiretas, em fase ainda inicial da obra. As obras e o gerenciamento do projeto estão orçados em R$643 milhões.

Além dos setores imobiliário, edificações e infraestrutura, a Passarelli tem ampliado sua atuação em diversos outros projetos no Ceará, como o mais recente na Vila de Jericoacoara, município de Jijoca, que visa ampliar os sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água local. E, também, nas obras dos lotes 1 e 4 do Cinturão das Águas, compostos por canais, sifões e túneis através dos quais serão integradas bacias hidrográficas do Estado.

A Passarelli também está atuando na construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, que beneficiará, quando concluído, mais de 300 mil habitantes. Não obstante, a empresa está também na construção do Hospital Universitário do Ceará (HUCE), que será o maior do Estado e nas obras de ampliação e modernização do Fortaleza Airport.

Deixe um comentário