Nesta terça-feira (14), 20 cidades do Rio de Janeiro receberão máquinas retroescavadeiras, numa ação que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O modelo escolhido é a JCB 3C, vista por especialistas como uma das mais robustas, econômicas e confiáveis do mercado. As retroescavadeiras serão utilizadas em obras para a melhora de estradas vicinais, o que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar daqueles municípios.
Será a segunda entrega de máquinas 3C para o PAC 2. A primeira foi em dezembro último, no Rio Grande do Sul. “A JCB está muito feliz por participar de um projeto tão importante quanto o PAC2, pois sabe que a iniciativa beneficiará um grupo tão latente para a economia carioca, com impacto nacional, caso da agricultura familiar, que representa 33% do PIB do agronegócio brasileiro”, diz o diretor-geral da JCB para América Latina, Carlos Hernandéz.
Terceira maior fabricante mundial de equipamentos de construção, a JCB possui 18 fábricas em quatro continentes, uma no Brasil, na cidade paulista de Sorocaba, e outra em construção no mesmo município e cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2012. A sede mundial da empresa, que fabrica mais de 300 máquinas diferentes, classificadas em 12 categorias de produtos, e emprega mundialmente cerca de 7 mil pessoas, é na Inglaterra.
A retroescavadeira 3C é fabricada no Brasil desde 2001 pela empresa JCB, a 3C foi concebida para trabalhos pesados, sem, contudo, abrir mão da economia e performance, assim como da segurança e bem-estar do operador.
Fonte: Padrão