Uma nova geração de empresários vem, no geral, comandando o processo de modernização das empresas de engenharia brasileira, sem negligenciar a rica experiência herdada das gerações anteriores. Ela acompanha a consolidação das novas fronteiras econômicas pelo País, proporcionada pelo petróleo, mineração, agronegócios, polos de exportação, indústria automotiva e outras. A abordagem desse processo norteou a escolha das Empresas de Engenharia do Ano, pela revista O Empreiteiro.
• A Construtora Andrade Mendonça, que teve origem em Sergipe, caminhou rumo à cidade de Feira de Santana, na Bahia e, depois, sediou-se em Salvador, buscando modelo de crescimento nos empreendimentos privados e em obras públicas, consolidando-se com a construção de edificações comerciais. Duas obras recentes sobressaem – o Centro de Convenções de Fortaleza e o moderno estádio Castelão, naquela capital.
• A Empresa Sul-Americana de Montagens S.A., a Emsa, que mergulhou fundo na especialização de obras nos segmentos de saneamento, irrigação, rodovias, pontes e viadutos, abriu caminhos a partir de Goiás. Constrói uma ponte de 1,9 km sobre a forte correnteza do rio Madeira, em Porto Velho.
• A Direcional Engenharia, nascida em BH, e que emprega processos industrializados na construção de mais de 6 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em 10 estados brasileiros. Em 2012, contratou mais 10.398 unidades nesse programa, além de ter lançado incorporações próprias em diversas capitais.
• A Tabocas, que embora com raízes fincadas em terras mineiras, monta linhas de transmissão, superando obstáculos de logística complexa e assimilando uma nova cultura local, na selva amazônica. No Nordeste, começa a montagem de uma linha de 803 km, atravessando Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
• A Temon, que começou a oferecer seus serviços de montagem quase de porta em porta, em São Paulo, tem aplicado 5% do seu faturamento na formação de mão de obra. Executa a montagem elétrica e hidráulica de dez shopping centers no País, além de três arenas esportivas.
• A baiana Qualidados, que iniciou sua caminhada a partir do Polo Petroquímico de Camaçari, Bahia, e cujos sócios fundadores assimilaram a cultura do gerenciamento, do controle e da qualidade, é reconhecida pela competência dos seus trabalhos na gestão de paradas programadas nas refinarias da Petrobras. Recebeu, em consequência, e por dois anos, prêmios da Petrobras.
• E a Progen, com sede em São Paulo (SP), que embalada por uma geração pioneira, amplia seu campo de atuação via aquisição de empresas no exterior, ingressa em projetos de portos, metrôs e aeroportos. É uma das maiores empresas de consultoria em empreendimentos de mineração.
São sete empresas. Cada uma espelha um modo de empreender, projetar, construir e montar. Preservam tradições, mas estão com os pés e com os olhos no futuro. São exemplos das novas empresas de engenharia que estão inovando modelos e métodos de fazer engenharia.