Livro conta a história de sobrevivência dos povos da floresta e o apoio inspirador de empreendedores parceiros
A história dos habitantes da floresta – indígenas e povos originários – que são os guardiões da Amazônia. Um resumo das vivências de famílias de diversos estados do maior bioma do mundo, que mudaram suas atividades e meios de sobrevivência ao adotar processos sustentáveis de produção para gerar renda, recriando um conceito antigo de sobreviver sem destruir.
O livro mostra diversos projetos socioambientais e econômicos que deram certo e as empresas parceiras que os tornaram realidade, tais como a cadeia local de extrativistas na Amazônia que fornece castanha e coco do babaçu para uma indústria panificadora de São Paulo; o desenvolvimento do manejo florestal de espécies nativas por uma madeireira do Pará, que ensinou a prática às comunidades locais como fonte de renda;
A pesca sustentável do pirarucu, que saiu do risco de extinção e sustenta hoje muitas famílias; a extração do látex das seringueiras nativas através de cooperativas de habitantes da floresta, de forma consciente e legal; a produção de queijos e o turismo acerca dos búfalos da Ilha de Marajó;
O plantio local de palmas pelas comunidades de agricultores para produzir o óleo; a extração de gás natural no estado de Amazonas para gerar energia em Roraima, substituindo o óleo diesel poluente; a produção de bauxita feita de forma sustentável há décadas, reflorestando as áreas trabalhadas com espécies nativas;
O livro registra ainda a riqueza cultural dos indígenas que se tornaram artistas com renome nacional e no exterior; os atletas oriundos de tribos indígenas que se destacam em diversas modalidades, inclusive, garantindo vaga nas Olimpíadas de 2024, que serão realizadas na França. E, ainda, indígenas eleitas deputadas federais, como Sônia Guajajara, que tornou-se ministra dos Povos Indígenas.
Não obstante, a obra que possui 145 páginas também lembra ainda as enormes dificuldades e carências na floresta, como a falta de telecomunicação nas regiões remotas, o difícil acesso pelas estradas e as longas distâncias, e, é claro, a luta contínua contra o desmatamento e atividades ilegais que colocam em risco a Amazônia nos dias atuais.
As histórias contadas no livro “Os Caminhos da Amazônia Sustentável” vão do início do desenvolvimento aos programas pioneiros que não trouxeram resultados desejados, e aborda as perspectivas positivas geradas pelos projetos e empreendimentos sustentáveis mantidos por empresas privadas —que são inspiradores para o país e para o mundo. São exemplos a serem seguidos e que precisam se multiplicar, a fim de fortalecer os guardiões da grande Amazônia e manter a floresta em pé.
Este livro foi produzido por três jornalistas: Joseph Young (concepção), Juliana Sampaio de Souza e Aline de Almeida Reskalla (textos), para a M3 Editorial.
O livro pode ser acessado aqui.
Pedidos para circulacao@m3editorial.com.br
O preço de lançamento do livro é de R$ 80 reais + postagem pelo correio.