No último dia 27 de julho foi realizado um carnaval multiétnico no parque, para celebrar a data que representa a metade do tempo que falta para se realizar os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. A London Legacy Development Corp. ambiciona criar um novo polo de desenvolvimento urbano em East London, sabidamente uma das regiões mais pobres do país, embora tenha vista para os elegantes prédios empresariais do distrito financeiro de Canary Wharf.
Depois de extensas consultas às comunidades locais e instituições de urbanismo e engenharia, o plano aprovado prevê a constituição de cinco bairros batizados com nomes tradicionais: Chobham Manor, East Wick, Sweetwater, Marshgate Wharf e Pudding Mill, amparado por um conjunto de normas sobre edificação, ruas, uso etc. para orientar os futuros empreendedores imobiliários. Se tudo correr dentro dos conformes, o parque terá 10 mil novas moradias por volta de 2030, posicionadas ao redor de espaços verdes e praças seguindo o estilo Vitoriano. Cada bairro terá áreas de lazer, escolas, berçários, serviços de saúde e comunitários, e lojas, acessíveis a pé. A região se beneficiará ainda de diversos modais de transporte de massa em operação, originariamente construídos para os Jogos de 2012.
Marshgate Wharf será um bairro de prédios baixos no coração do parque, próximo ao Estádio Olímpico já devidamente reduzido, com a remoção das arquibancadas superiores, e o centro aquático projetado pela arquiteta iraniana Zaha Hadid. Sweetwater fica ao lado do canal, entre o estádio e Fish Island, e terá um mix de casas alugadas e privadas. Chobham Manor é o primeiro bairro em obras, previsto para receber seus moradores já em 2015, com 70% das suas casas no estilo Vitoriano. A região em volta do parque já recebeu diversos empreendimentos residenciais, alguns prontos para morar.
Os centros de Imprensa e TV dos Jogos Olímpicos de 2012 tornaram-se um novo distrito digital chamado Here East, valendo-se de uma infraestrutura de TI considerada a mais avançada da Europa, que será reforçada com o futuro datacenter da Infinity SDC. Entre os novos locatários estão a BT Sport, que começou a transmitir seus programas produzidos ali em agosto de 2013. Os espaços comerciais estão sendo oferecidos para locação a baixo custo. As obras de adequação dos prédios estão em curso, com previsão de que o cluster esteja inteiramente operacional em 2018, quando vai gerar 7.500 empregos no local e nas comunidades vizinhas.
O parque Queen Elizabeth está aberto ao público, com numerosos espaços verdes, trilhas, cursos d’água e lagos para explorar. A parte norte do parque tem a Copper Box Arena, que abriu em 2013 com uma série de festivais e concertos. O sul do parque, com três edificações dos Jogos Olímpicos e a escultura monumental da ArcelorMittal Orbit, foi aberto em abril passado.
Fonte: Revista O Empreiteiro