Na quarta (8/9), foi assinado entre o Governo Federal e a concessionária GRU Airport, termo aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto Guarulhos, São Paulo. Com o acordo, finalmente sai do papel o projeto do automated people mover (APM), que vai conectar os terminais de passageiros do complexo aeroportuário com a estação da Linha 13-Jade, da CPTM.
A GRU Airport assumiu a construção e operação do APM que será totalmente automatizado. O projeto de R$ 271,7 milhões será pago com parte da outorga que a concessionária ainda deve a União.
Hoje, o acesso é feito por modal rodoviário, obrigando os usuários a se deslocarem da Estação Aeroporto da Linha 13-Jade, localizada no limite do sítio aeroportuário, até os terminais de passageiros de Guarulhos em ônibus oferecidos pela concessionária.
Com o People Mover, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. Como o sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos.
Em Guarulhos, o sistema terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM, onde conectará os passageiros com a linha 13 do trem. Com 2.731 metros de extensão, contará com três veículos para 200 usuários cada. Eles contam com espaço para acomodar bagagens, equipados com ar-condicionado, wi-fi, som ambiental e painel de informações conectado ao aeroporto.
A previsão é que as obras comecem em janeiro e durem 24 meses. Um pool de empresas assina o empreendimento, formando o Consórcio Aerogru. Participam Aerom, HTB, FBS e Tsinfra, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.