A Divisão de Negócios Marítimos da Cummins, por meio de seu Distribuidor Cummins Vendas e Serviços de Motores e Geradores (CVSMG), fechou neste mês um dos mais importantes projetos de embarcações para o mercado offshore brasileiro. No total, 48 motores de propulsão e 24 grupos geradores marítimos serão entregues até 2013. Os novos produtos serão produzidos pela Cummins e vão equipar 12 embarcações tipo UT 4000, mais conhecidos como crewboats ou FSV (Fast Supply Vessel).
De acordo com Waldemar Marchetti, gerente executivo de Negócios da Cummins para América Latina, as embarcações serão produzidas pelo Estaleiro ETP, no Rio de Janeiro, e operadas pela Baru Off-Shore, atendendo ao Pré-Sal e à solicitação da Petrobrás em aumentar a frota de barcos para suportar a produção de petróleo primordialmente na Bacia de Campos (RJ) e Santos (SP).
Os crewboats são embarcações utilizadas para levar de forma bastante ágil tripulantes para as plataformas de petróleo, bem como equipamentos e itens de consumo, como água e alimentação.
Cada embarcação será equipada com quatro motores eletrônicos, modelo QSK50-M que atende às normas de emissões IMO Tier II e EPA Tier II e traz potência de 1.800 hp, totalizando 7.200 hp por embarcação. A eletrônica embarcada permite que a frota seja monitorada por satélite e dispõe de total controle dos sistemas internos, tais como consumo de combustível, performance do motor, dentre outros tantos atributos que o sistema proporciona.
Outra vantagem dos motores eletrônicos produzidos pela Cummins é o diagnóstico mais ágil por meio dos painéis eletrônicos que são produzidos especialmente para esse tipo de equipamento. Os motores QSK50-M também são fornecidos com sistema de filtragem centrífuga chamado "Eliminator", tecnologia que estende a troca do óleo, reduzindo o tempo de parada das embarcações e consequentemente aumento da produtividade.
Vale acrescentar que para as embarcações UT 4000, a Cummins disponibilizou painéis digitais modelo "C Command Elite" que auxiliam no prognóstico de falhas e gerenciamento total dos motores.
Produzidos pelo Centro de Excelência da Cummins, os grupos geradores Cummins modelo QSM11-CP (Cummins Power), cuja finalidade é proporcionar energia auxiliar para a embarcação, trazem potência de 300 Kw cada um. Um crewboat UT 4000 terá no total 600 kw de energia. Os Centros de Excelência foram desenvolvidos pela Cummins especificamente para atender aos produtos e/ou equipamentos do mercado offshore.
Ainda de acordo com Marchetti, toda a negociação foi realizada pelo Distribuidor CVSMG (Cummins Vendas e Serviços de Motores e Geradores), que será o responsável também por gerenciar todo o projeto e dar suporte às embarcações produzidas. “O negócio proporcionará mais visibilidade para a Cummins, fortalecendo sua presença no mercado offshore”, afirma o executivo.
Por meio dos distribuidores, localizados estrategicamente por toda costa brasileira, a Cummins está preparada para suportar todas as embarcações que atuam no mercado offshore, com treinamento, técnicos altamente qualificados e especializados, peças e serviços. “Nosso objetivo é fazer com que os clientes e os usuários sintam-se confiantes de nossa capacidade no atendimento, maximizando os seus ganhos ao terem suas embarcações sempre disponíveis”, afirma Marchetti.
Fonte: Padrão