Prohidro "tropicaliza" técnica para executar fábrica da ABB

 

A Prohidro combinou tecnologias de ponta para construir a nova fábrica da ABB no Brasil, localizada no município de Sorocaba (SP) e inaugurada em fevereiro passado. O empreendimento se constitui de 10.000 m² de área construída e precisou de 4,5 mil m³ de concreto e mais de 350 t de aço para ser edificado.

 

Entre as principais dificuldades enfrentadas na obra, a Prohidro cita a necessidade de “tropicalização” de bases de testes para os equipamentos da ABB, em conformidade com outras plantas da empresa na Estônia, Alemanha, Suíça, Suécia e China. Persio Antonio dos Santos e José Maria Bolina Filho, diretores da Prohidro, explicam que as bases de testes têm dimensão de 300 m³ de concreto e nelas foram aplicadas graute especial com resistência mecânica de 90 MPa, para fixação de chapas de ajuste de aço e alinhamento preciso do equipamento de testes.

 

Os diretores da Prohidro também destacam a implantação de estrutura pré-moldada para suportar cinco pontes rolantes de grande capacidade de carga, chegando até a 80 t cada, e a construção de bunker de concreto, com paredes de 40 cm de espessura e 6 m de profundidade, com fundações executadas com 640 m de perfis metálicos de 12 m cada. O piso da fábrica também recebeu tratamento especial, com vistas a alta resistência e lisura.

 

A unidade industrial da ABB em Sorocaba é a quinta em atividade no Brasil e produzirá motores, geradores, sistemas de acionamento, eletrocentos e produtos de baixa tensão, como interruptores e tomadas. A Prohidro está no mercado desde 1988, com foco no segmento da construção civil e industrial.

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário