Quem diria que no meio da longa Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão, surgiria a ideia de oferecer atividades esportivas para crianças. Essa foi a iniciativa da Lucena em 2022, após contratação da Vale para prestar serviços na ferrovia. A Lucena iniciou a construção de 4 Viadutos Rodoviários ao longo da ferrovia de Carajás e um projeto de infraestrutura urbana para trazer melhorias da mobilidade e mais segurança para os moradores das comunidades por onde a ferrovia passa. No entanto, durante as obras, percebeu- -se a principal necessidade naquela região: lazer e esporte.
Segundo a empresa, no decorrer das obras em umas das cidades, Alto Alegre do Pindaré/MA, a 250 km da capital São Luis, a equipe percebeu riscos aos moradores, após a limpeza da área para fundação do viaduto, com presença frequente de crianças e adolescentes na área. Eles estavam dividindo espaço com máquinas, material de construção, ferramentas e colaboradores da obra, colocando-se em risco ao atravessar as frentes de serviço .
Foi neste cenário que surgiu a ideia do projeto social Construtores do Amanhã, que tem como objetivo ofertar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social aulas de jiu-jitsu – arte marcial milenar japonesa conhecido no Brasil. Além de ficar longe dos riscos inerentes às frentes de serviço, os alunos do projeto aprendem através da prática da arte marcial, noções de disciplina, hierarquia, foco e respeito, valores fundamentais para os pilares da formação do caráter dos adolescentes.
O projeto foi expandido e hoje atende a 200 crianças nas cidades de Alto Alegre do Pindaré e Açailândia. O critério de seleção dos alunos abrange filhos de colaboradores e crianças de famílias de baixa renda. Os alunos recebem quimonos e orientação de sensei profissional em três aulas por semana, com duração de uma hora. O projeto tem parceria com a coordenação de escolas públicas municipais, que participam informando a assiduidade e as notas dos alunos que estão inscritos no projeto.
A manutenção e boa aderência desses dois itens são condições indispensáveis para a permanência nas aulas do projeto. O resultado da parceria tem sido favorável e o desempenho dos alunos do projeto já repercute no aumento das notas nas provas.
Outra questão importante é a descoberta de talentos para o esporte que estavam adormecidos, e alguns deles já falam em se profissionalizar no esporte e participar de campeonatos. Segundo a Lucena Infraestrutura, o projeto prevê ainda nova expansão neste ano para atender mais crianças.