É quase impossível trafegar pela Rodovia Anhanguera, na altura da Grande São Paulo, e não prestar atenção no condomínio logístico Cajamar Industrial Park. Primeiro pela imponência e segundo, mas não menos importante, pelas soluções arquitetônica e construtiva inovadoras adotadas, já tratada na edição 517 (março/2013) da revista O Empreiteiro.
O empreendimento, construído pela Libercon Engenharia, com incorporação da Prologis CCP – Cyrela Commercial Properties, tem projeto incomum. Não à toa conquistou o Prêmio Master Imobiliário promovido pela Fiabci/Brasil e Secovi, em 2012 – no mesmo ano, a empresa conquistou o Prêmio Greening de preceitos de construção sustentável, do GBC Brasil, pelo conjunto de obras que realizou com certificação LEED.
A arquitetura do Cajamar Industrial Park se destaca ao reunir pré-moldado de concreto, vidro e elementos arquitetônicos, que dão identidade visual aos volumes dos prédios e galpões. O projeto do empreendimento é do Athié Wohnrath (AW).
Entre os sistemas construtivos adotados estão as estruturas em concreto armado pré-moldado; cobertura em estrutura metálica e telhas zipadas com face-felt; niveladores e portas de docas importados pela Prologis; luminárias para lâmpadas fluorescentes tipo T-5; e pavimento de concreto intertravado nas áreas externas. “O empreendimento possui sistema consistente de combate a incêndios, categoria J-4, que atende às normas locais e à NFPA (National Fire Protection Association), referência mundial em regulamentos técnicos de segurança contra incêndio”, explica Hailton Liberatore, diretor Comercial da Libercon Engenharia.
“Planejamos a obra para que os edifícios fossem construídos simultaneamente, visando produtividade e racionalização dos custos, porém atendendo a demanda do mercado com entregas parciais e escalonadas de cada galpão para os respectivos inquilinos”, conclui Hailton.
Fonte: Revista O Empreiteiro