A Prysmian Brasil, empresa de cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações, fechou contratos, no valor total de R$ 187 milhões, com a AES Eletropaulo e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), para a implantação de sistemas subterrâneos de transmissão de energia nas cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente.
Nos dois projetos, o escopo inclui fornecimento de materiais, equipamentos e técnicos para realizar obras civis, montagem eletromecânica, testes e comissionamento da linha de transmissão subterrânea.
Em São Paulo, a nova linha conectará a rede de energia da AES Eletropaulo à Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Vila Formosa, na zona leste da capital, com extensão total de aproximadamente 2,9 km. A implantação do empreendimento beneficiará os bairros Parque São Lucas, Jardim Guairaca, Vila Macedópolis e Vila Alpina.
Na capital paranaense, a nova linha subterrânea de transmissão de energia será construída na região leste e vai interligar a subestação Curitiba-Centro à subestação Uberaba, num total de 8 km.
Serão retiradas as torres de energia da Avenida Comendador Franco, que liga Curitiba a cidade satélite de São José dos Pinhais. A linha aérea hoje existente será desativada, com a retirada de 25 torres, 20 superpostes e 42 km de cabos condutores instalados ao longo do canteiro central. A construção de uma nova linha tornará o sistema menos vulnerável a desligamentos acidentais e mais adequado ao crescimento da cidade.
Segundo o diretor da divisão de energia da Prysmian Brasil, João Carro Aderaldo, é possível perceber uma retomada gradual dos investimentos em energia. “Apesar do pequeno número de redes subterrâneas, acreditamos em um crescimento importante nos investimentos nesses projetos nos próximos anos”, afirma João.