Quase uma cidade

Na avaliação do diretor Administrativo e Financeiro da Pacaembu, Lúcio Bormann, as obras da empresa são bastante desafiadoras. “Construímos bairros inteiros que são quase uma cidade em termos de complexidade”, afirma. Ele lembra que a tarefa da empresa não se limita apenas a construir as residências. “Também ficamos responsáveis por toda a infraestrutura.”

A Pacaembu constrói toda a rede de água, esgoto, drenagem de águas pluviais, calçadas, pavimentação, incluindo a instalação da rede elétrica e iluminação pública até chegar ao paisagismo. “Plantamos árvores em frente de cada uma das casas entregues”, conta o diretor.

Segundo Bormann, a construção dos empreendimentos habitacionais da Pacaembu é precedida de estudos, desde as características do solo, avaliação geológica, que inclui até levantamento da existência de sítios arqueológicos. “Chegamos a contratar até serviços de paleontólogos”, afirma.

A empresa se encarrega ainda de todo o projeto arquitetônico e estrutural, documentação e aprovação da obra com todos os órgãos responsáveis. “É um processo que demora até dois anos, antes de podermos dar início à construção do novo empreendimento”, frisa.

A Pacaembu mantém atualmente seis canteiros de obras de conjuntos habitacionais em andamento no interior de São Paulo. Três na cidade de Catanduva, um em Monte Alto, Sorocaba e Avaré, que somam cerca de 4 mil unidades.

 

Construção de 1.237 casas do empreendimento Nova Catanduva, em Catanduva (SP)
 

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário