Refrigeração com água do mar será usada em resort nas Bahamas

Um sistema de refrigeração com água do mar começará a funcionar no Baha Mar Resort, em Nassau, Bahamas. Com custo total de US$ 100 milhões, o sistema possui 12.000 t de capacidade de refrigeração e foi desenvolvido pela Ocean Thermal Energy Corp. A água será retirada de uma profundidade de mais de 1.200 m em mar aberto no Oceano Atlântico, na costa da ilha.

O sistema será composto por quatro bombas que captarão 25 mil l de água do mar a cada minuto através de 4.500 m de duto, com diâmetro de 55 polegadas. De acordo com órgãos ambientais de Bahamas, a água do mar, em seguida, será descarregada para aquífero da ilha através de poços de 183 m de profundidade.

O sistema irá atender as necessidades de climatização e refrigeração da propriedade utilizando apenas 10% da energia necessária se fosse empregada a tecnologia de refrigeração convencional.

Com isso, espera-se eliminar 25.000 t de emissões de dióxido de carbono/ano.

Os dutos do sistema em águas profundas revela- se um desafio para a engenharia. A topografia submarina por onde passa o duto, incluindo quase 50 m de penhascos, deve resistir às pressões das correntes oceânicas e as forças dos furacões classe V.

O duto será fabricado na Noruega e posteriormente transportado às Bahamas. A instalação em alto mar será realizada por meio de equipamentos operados remotamente.

O sistema está programado para entrar em operação em 2013, cerca de um ano antes da abertura do Baha Mar. O resort contará com seis hotéis de luxo, um cassino, espaço multifuncional de 200.000 m², lojas, áreas de entretenimento e campo de golfe.

Fonte: Padrão

Deixe um comentário