Além do destaque no Ranking da Engenharia Brasileira de 2022, na categoria Construtoras da região Sudeste, a Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia ganhou outro marco em seus 44 anos de atividades: a restauração de dois museus que preservam a história do País.
A empresa foi a responsável pelas obras de revitalização e restauro do Museu do Ipiranga, que foi reinaugurado em setembro deste ano, na Vila Monumento, em São Paulo. A reforma total do museu incluiu ainda ampliação do espaço de exposição e modernização da edificação histórica.
Outro museu que também tem a Concrejato como construtora é o Museu Nacional/ UFRJ, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Este que passou por um incêndio em 2021 que destruiu 85% do acervo, teve somente a fachada reinaugurada, que aconteceu também em setembro passado.
A conclusão das obras, com toda a restauração e recomposição do acervo, está programada para 2027.
Já na capital paulista, foram quase três anos de muito trabalho. O prédio contou com uma nova construção de aproximadamente 6.800 m², o que dobrou a área edificada do museu, voltada para o nível do parque e projetada sobre a esplanada do prédio histórico. A estrutura da nova edificação foi executada toda em concreto estrutural pigmentado, sendo uma das maiores do tipo já executadas no país.
O acesso ao edifício histórico se dá por meio de duas escadas rolantes, com um túnel ligado a um elevador acessível. O edifício monumento também passou por uma restauração criteriosa de suas fachadas, coberturas em cobre com adequação e nova redistribuição de níveis, possibilitando uma total interligação entre as áreas.
Na área sul, ocorreu a modernização do espaço com o desmonte de uma escada de madeira, para adequação do local às normas técnicas e de acessibilidade, além de outras melhorias.