O concreto é o produto mais consumido no mundo depois da água e é composto por cimento, agregados (brita e areia) e água. Parece uma simples mistura, mas é bastante complexo. E durante o 54º Congresso Brasileiro do Concreto serão apresentadas diversas teses, trabalhos e alternativas sobre a aplicação deste material básico da construção civil. Para a edição de 2012, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) mostrará o sistema construtivo de paredes de concreto e alguns cuidados com os agregados para evitar problemas com o concreto. O evento acontece de 8 a 11 de outubro, em Maceió.
Paredes de concreto
Rapidez é um dos pontos fortes do sistema de paredes de concreto, que permite amplo planejamento da obra, evita desperdícios, reduz mão de obra e possibilita maior controle operacional de todo o processo.
Segundo o Uma das principais características do sistema é a racionalização, uma vez que os operários são multifuncionais e executam todas as etapas da construção. “O canteiro de uma obra no sistema de paredes de concreto funciona como uma linha de montagem, na qual as atividades respeitam uma sequência para garantir a conclusão de todas as unidades com eficiência e qualidade. Assim, a obra ganha em produtividade”, analisa Rubens Monge Silveira, engenheiro e coordenador do Grupo Parede de Concreto da ABCP.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon), que está completando 40 anos, o Congresso Brasileiro do Concreto é o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Anualmente, o evento divulga as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovação.
Reação álcali-agregado é tema de estudo
O concreto é um material complexo e qualquer irregularidade em um dos seus componentes pode comprometer a qualidade e colocar em risco a segurança das estruturas. A especialista em caracterização de materiais da ABCP, geóloga Ana Lívia Silveira, defenderá, durante o evento, o uso da análise petrográfica como ferramenta para evitar a degradação no que diz respeito aos componentes agressivos que geram a reação álcali-agregado (uma das patologias do concreto)
“Nas normas americanas e canadenses, a análise petrográfica é considerada decisiva para a identificação da potencialidade reativa de agregados para serem utilizados na construção civil, aspecto que não é previsto na normalização brasileira. Entretanto, estudos realizados revelaram que a análise da rocha pode orientar a tomada de decisões a respeito do uso do agregado”, explica Ana Lívia.
Fonte: Padrão