O grupo de engenharia e tecnologia Sener anunciou a aquisição da empresa de engenharia Exen. Segundo o grupo, que é especializado em projetos industriais nos setores de energia e petroquímica, esta aquisição aumenta as capacidades da empresa no Brasil, onde o grupo tem uma divisão operativa com 350 profissionais das áreas de engenharia e construção que desenvolve projetos nos setores de energia e processos, infraestrutura e transporte, aeroespacial, e naval.
Fundada em 2005, a Exen possui importantes projetos em carteira, entre os quais destacam os serviços de engenharia de detalhamento para a refinaria Presidente Bernardes da Petrobras, para a ampliação da unidade de agroquímicos da divisão Agrosciences da Down Chemical e para as plantas de geração termelétrica Pernambuco III e Termopower V da Multiner. Outros clientes da Exen são Akzo Nobel e Umicore.
A Sener, por sua vez, realiza projetos de engenharia e construção na área de engenharia, muitos deles na modalidade chave na mão ou EPC. Para seu desenvolvimento no Brasil, escolheu um modelo misto, que a levou a abrir um escritório próprio em São Paulo em primeiro lugar e, depois, a adquirir as empresas locais Setepla e agora a Exen.