A ferramenta disponibiliza informações importantes de operação em tempo real, facilitando a tomada de decisão, garantindo maior eficiência dos equipamentos e custos operacionais mais baixos. O sistema faz parte do Case Care, ferramenta integrada entre cliente, distribuidor e fábrica para gerenciamento de frota, criado em 2009.
O Case Care engloba ainda o programa de análise de fluidos SystemGard, planos de manutenção preventiva e histórico do equipamento. “Nos últimos anos, a área de pós-venda foi uma das que mais recebeu investimentos em desenvolvimento de tecnologias e metodologias de trabalho”, revela Carlos França, gerente de Marketing da Case.
Segundo ele, os serviços de pós-vendas já não são mais valorizados somente pelos grandes frotistas. “A máquina bem-cuidada produz mais, dá menos manutenção e tem valor de revenda maior. E os clientes pequenos também estão mais atentos a essas questões. Prova disso é que um dos nossos concessionários tem o maior número de planos de manutenção entre clientes pequenos”.
Economia e segurança na operação
O SiteWatch permite comparar o desempenho de várias máquinas, estabelecer tendências de consumo de combustível, receber indicadores de desempenho, análises de tempo ocioso, intervalos de manutenção programada, relatórios de integridade e alertas de segurança programáveis. Essas informações são disponibilizadas ao dono da máquina e ao concessionário, que, com um profissional especializado, vai sugerir ajustes e preparar manutenções customizadas.
“Esta tecnologia representa um novo patamar de gerenciamento de frota, deixando de lado as adivinhações e a pequena precisão das análises manuais para chegar a um nível de detalhamento minucioso, capaz de apontar não só a necessidade de manutenção, mas de outras particularidades da operação e desempenho das máquinas, chegando até a sugerir treinamentos específicos para os operadores”, esclarece França.
Funcionamento
O SiteWatch está dividido em três componentes principais. O primeiro é o módulo de controle: um modem de comunicação do hardware de bordo que coleta informações como localização da máquina, produtividade, eficiência em combustível, necessidades de manutenção e parâmetros de integridade operacional e envia as informações ao portal da web do usuário.
O segundo componente do sistema é o plano de assinatura, com dois módulos disponíveis: básico e avançado. A melhor escolha varia conforme a necessidade em termos de quantidade de dados ou detalhamento de informações. A assinatura básica usa as principais entradas do teclado, detecção de movimento e rastreamento GPS para gerar várias informações e relatórios. Já a assinatura avançada acrescenta dados personalizados de controle e informações exclusivas com dados da rede CAN-bus, não disponíveis em outros sistemas telemáticos.
O terceiro componente é uma interface baseada na web, que proporciona acesso aos dados e relatórios da máquina a partir de qualquer computador com acesso à internet, permitindo a gestão remota da frota.
“Com a assinatura avançada do sistema é possível monitorar 12 parâmetros, incluindo a possibilidade de personalizar alguns deles de acordo com a necessidade. Nesse formato, um novo relatório é gerado a cada dez minutos, criando um panorama preciso das atividades. O plano básico conta com a análise de seis parâmetros e os relatórios são gerados a cada duas horas”, informa.
Aplicativo para iPad
O aplicativo SiteWatch para iPad já está disponível na loja do iTunes da Apple. A grande vantagem do aplicativo é permitir o gerenciamento da frota, com dados detalhados, como desempenho, produtividade e manutenção, onde quer que o responsável pela frota esteja: em outra região a trabalho ou em férias, na estrada ou em campo. “O aplicativo é uma comodidade e também um meio de tornar o gerenciamento da frota mais eficiente, reduzindo os custos operacionais nas empresas”, ressalta França.
Fonte: Revista O Empreiteiro