Este trabalho mostra a tecnologia IoT para leitura de hidrômetros e ações de corte e religação remotos. Como resultado, este projeto traz eficiência para o setor, reduz perdas de água, contribui com o meio ambiente, combate fraudes e melhora o relacionamento com os clientes, além dos ganhos operacionais. Garantir excelência nas demandas operacionais faz parte da missão da BRK e por conta disso busca-se sempre atender às expectativas dos nossos clientes por meio de soluções eficientes e inovadores.
Neste contexto, o projeto cria um ecossistema de tecnologias aplicáveis ao saneamento e apresenta um viés disruptivo com a criação de modelos preditivos para fraude e gestão do parque de medidores. Faz parte também de uma infraestrutura preparada para que as cidades se tornem cada vez mais próximas do conceito de Smart City.
A tecnologia possibilita aos clientes o controle do seu consumo, disponibilizado através da plataforma Minha BRK, incluindo o acompanhamento de alarmes de vazamentos– uma experiência que aproxima a empresa do cliente, melhorando a relação com o consumidor.
SMART METERING
O projeto realizado em Palmas-TO, consiste na aplicação de Smart Meters com a válvula de corte integrada para efetuar o corte e a religação remota, além de módulos acopláveis em medidores já existentes e instalados em campo para automação da medição de consumo e acompanhamento de alarmes relacionados a fraudes, utilizando redes de comunicação IoT. Com a utilização destes equipamentos, é possível monitorar de maneira totalmente remota alarmes de qualquer tentativa de manipulação do hidrômetro, tentativa de travar a medição com ímãs, medidor registrando consumo zero, fluxo reverso, vazão mínima noturna, remoção do módulo acoplável e até vazamentos.
Para o medidor ultrassônico, existe o diferencial de se efetuar o corte e a religação remotos, o que favorece a segurança e saúde dos agentes de fiscalização, pois apenas com um comando a válvula se fecha no interior do hidrômetro e impede o fluxo da água e tudo isso pode ser acompanhado através da plataforma WEB, desde o comando até o controle das demandas.
RESULTADOS
A implantação de novas tecnologias nas demandas operacionais é essencial para o pleno funcionamento de grandes empresas. Diante disso, o projeto de Smart Metering impacta em pelo menos 9 indicadores distribuídos entre redução de OPEX e incremento de receita, além disso favorece as ações rápidas, permitindo graduar a priorização conforme o grau de urgência do alarme. Atualmente, estão instalados 185 módulos acopláveis e 10 medidores ultrassônicos, numa etapa executada em novembro de 2021.
No início da implantação do projeto foi possível obter retorno financeiro suficiente para custear todos os equipamentos que foram utilizados. Exemplo: através do alarme de consumo zero do software, instalado na ligação de um edifício hospitalar, foi possível identificar uma perda no faturamento estimada em mais de 500m³, o que representa quase R$ 20.000,00 de receita. Outro resultado bastante satisfatório foi a ausência de erros de leitura na utilização destes equipamentos de leitura remota, que quando comparada à informação do hidrômetro com o registro enviado para o sistema, comprovou-se precisão em 100% dos casos.