A TPF Engenharia recebeu o desafio da SABESP de elaborar 40 projetos básicos de EEE’s num período de 90 dias, a fim de obter quantitativos de materiais e equipamentos para orçamentação e fins licitatórios. Para atender às necessidades do cliente, foi desenvolvida a solução de criar uma rotina que automatizasse a elaboração de projetos através da parametrização do projeto em conjunto com um algoritmo em programação visual (Dynamo) integrado ao software de modelagem da informação (Revit).
A parametrização de um projeto é o processo de definir e controlar os parâmetros dos elementos da construção num modelo e esta evolução permite aos projetistas criarem modelos com informações que podem ser ou não manipuladas. Neste projeto foram parametrizadas inúmeras informações nos modelos, desde o diâmetro e profundidade dos poços, cota do terreno a ser implantada e afastamentos das estruturas.
Com base na parametrização feita dentro do projeto, utilizamos a ferramenta Dynamo para automatizar e ler os parâmetros inseridos no projeto com a finalidade de elaborar projetos básicos de EEE’s de forma automatizada, contendo peças gráfica e quadro de quantitativos e tagueamento de peças de forma semi-automática. O Dynamo é uma ferramenta de programação visual integrada aos softwares de projetos da Autodesk, que permite a criação e manipulação de atributos paramétricos que possibilitam otimizações de rotina. Por exemplo podemos alterar automaticamente a dimensão de um determinado elemento e automatizar tarefas, otimizando diversos processos na elaboração de projetos.
Assim, com o auxílio dessa poderosa ferramenta amplamente utilizada para explorar diferentes tipos de automações em projetos no setor AECO, foi possível potencializar a metodologia BIM.
RESOLUÇÃO
Primeiro foi realizado um estudo no qual classificou-se as EEE’s por faixa de vazão. Com base no dimensionamento, a solução encontrada foi classificar em 7 tipologias com as suas características geométricas e faixas de vazão distintas.
Após o estudo, foi feita a parametrização dos elementos utilizada nos projetos das 7 tipologias, armazenados em um único modelo, fazendo uso da metodologia BIM. Ao concluir a modelagem dos projetos padrões e a parametrização de todos os elementos, foram realizados testes exaustivos nos modelos para validar os parâmetros e corrigir os erros que geralmente são apresentados neste processo.