Publicação aponta soluções sustentáveis para o País

A Editora Brasileira lança o livro Energias renováveis no Brasil: desafios e oportunidades, que traz textos de cientistas e intelectuais brasileiros e do exterior, despertando consciência para pequenas mudanças de hábitos cotidianos que podem contribuir para a sustentabilidade do planeta. Idealizado pelo Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o livro foi viabilizado pela parceria entre o NEF, a Editora Brasileira e o Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do patrocínio da Magneti Marelli e do apoio da PUC-SP.

O livro é dividido em quatro ensaios: Alternativas energéticas no Brasil: uma herança favorável, de Emilio La Rovere, economista e consultor da Convenção de Suporte em Mudanças Climáticas do Secretariado das Nações Unidas; Política energética, mudança do clima e crise econômica, de Luiz Pinguelli Rosa, físico que exerce o cargo de secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; Alternativas inteligentes de uso de energia, de Ladislau Dowbor, economista e presidente do Núcleo de Estudos do Futuro; e Os dois pilares do desenvolvimento: segurança alimentar e energética, de Ignacy Sachs, ecossocioeconomista criador do Centro Internacional de Pesquisa sobre o Ambiente e o Desenvolvimento da Universidade de Paris.

A publicação, ao longo de suas 200 páginas, traz um breve histórico do uso da energia no País e as iniciativas que se desenvolvem para ampliar a utilização de alternativas renováveis como as energias eólica e solar, por exemplo. Destaca, ainda, a proposta de consumo responsável, assim como ajuda a entender os estudos, as demandas, as implicações e a relevância do tema para o Brasil e para o mundo.

“Energias Renováveis no Brasil” é o segundo de quatro títulos que a Editora Brasileira de Arte e Cultura lança no primeiro semestre de 2012 – nos dias 21 de junho na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, e em 22 de junho na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP. Além de “Retratos da Imigração Italiana no Brasil”, já nas livrarias de todo o país, estão programados os lançamentos de “Porto de Santos – 120 anos de história” e “Avenida Paulista – 120 anos de história”, respectivamente nos dias 4 e 12 de julho, em São Paulo.
 

Deixe um comentário