SP e RJ adotam Processo Aqua para construções sustentáveis

Cresce no setor público obras certificadas pelo Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental) – certificação de sustentabilidade para a construção civil desenvolvida pela Fundação Vanzolini e adaptada a partir do processo francês HQE Amenagément.

Durante os últimos dois meses, foram concedidos três certificados Aqua, o que sinaliza que as mudanças na cultura da construção civil brasileira propostas pela certificação vem sendo incorporadas pelo governo.

No Rio de Janeiro, durante a semana da Rio+20, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, recebeu do diretor da Certificação da Fundação Vanzolini, Joaquim Ferreira, o certificado na fase Programa para o Pólo Verde do Estado do Rio de Janeiro, área que faz parte do Parque Tecnológico da UFRJ, situado na ilha de Bom Jesus. Também com uma solenidade, no dia 23 de junho, foi inaugurado o Parque Madureira quando o prefeito Eduardo Paes recebeu do coordenador de  certificação da Fundação Vanzolini, Manuel Carlos Martins, o certificado Aqua.

Com o objetivo de incentivar a construção de obras com baixo impacto ambiental, o governo de São Paulo aderiu ao Aqua e, em 15 de maio, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a primeira Escola Estadual Ilha da Juventude, na Vila Brasilândia. Além desta, outras três escolas públicas da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) estão certificadas nas fases Programa e Concepção.

Já em julho a prefeitura de Guarulhos, que vem investindo em obras de infra-estrutura sustentáveis, receberá a certificação AQUA, na fase Concepção ao CEU Continental.

Fonte: Padrão

Deixe um comentário