Depois de algumas semanas de expectativa, a Suzano anunciou que vai investir R$ 14,7 bilhões para construir fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo (MS), a cerca de 100 km da capital Campo Grande.
Segundo a empresa, está será a maior fábrica de celulose de linha única de eucalipto no mundo. A previsão é que ela entre em operação em 2024. A capacidade será de 2,3 milhões de t/ano de celulose.
A Suzano informou que o raio médio da extração de eucalipto plantado para atender a nova planta industrial deverá ser de 60 km, bem abaixo dos 100 km de suas outras unidades, o que deverá tornar o produto dessa fábrica em Ribas do Rio Pardo mais competitivo.
A companhia brasileira é a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e já possui duas instalações em Mato Grosso do Sul, ambas localizadas em Três Lagoas – uma delas é uma aquisição feita da Fibria, do grupo Votorantim.
Já havia sido anunciado semanas atrás pela imprensa local que a Suzano já fazia estudos de detalhamento do empreendimento e, inclusive, teria aberto um CNPJ em Ribas do Rio Pardo. Agora é oficial.