Técnicas para estabilizar talude de 40 m de altura em Niterói (RJ)

Uma área com vista privilegiada da baía de Guanabara, em Niterói (RJ), porém em terreno íngreme envolvendo um talude de cerca de 40 m de altura e histórico de escorregamento, vinha deixando sem sono o empreendedor imobiliário Scon Sabrina Construção e Engenharia, que procurava uma solução que fosse técnica e economicamente viável para o seu empreendimento – um prédio residencial de alto padrão com 15 pavimentos e projeto já aprovado na prefeitura.

A solução originalmente concebida para contenção do corte vertical previsto na arquitetura não viabilizava o empreendimento pelos custos envolvidos. Consultada, a Seel desenvolveu e propôs uma solução mista, envolvendo terraplanagem de suavização da parte superior associada a contenções com solo grampeado e cortinas atirantadas na base do talude.

Uma dificuldade adicional ao desenvolvimento da solução foi a ausência e a dificuldade de obtenção de parâmetros do terreno do talude local, composto de solo residual de uma região de falha geológica, com direção praticamente paralela a encosta a ser escavada e altitude desfavorável à estabilidade. A ação exigiu um projeto sustentado por instrumentação de campo, realizada mediante convênio com a PUC-Rio, de maneira a permitir simultaneamente uma concepção de projeto ousada e de execução segura.

No decorrer das obras e baseado no sucesso da solução adotada, outros dois empreendimentos imobiliários vizinhos em fase de início de suas obras, um da construtora Klabin Segall e outro formado pela associação entre os incorporadores JM Construções, Soter Engenharia Civil e outras, também contrataram os serviços de contenção com a Seel.

Os dados das três obras foram colocados à disposição de alunos de pós-graduação, que tiveram a oportunidade de acompanhar o andamento das execuções e desenvolver trabalhos de pesquisa, resultando em três teses de mestrado e três de doutorado na PUC-Rio, e seis teses de mestrado e uma de doutorado na COPPE-UFRJ.

Fonte: Redação OE

Deixe um comentário