Um exemplo inspirador

Joseph Young

O projeto I-595 Express é uma aula de humildade. O contratante FDOT reconheceu que precisava da experiência das consultorias privadas para tocar as múltiplas interfaces de um complexo empreendimento, que poderia se arrastar por anos a fio. A PPP possibilitou reduzir 10 anos do prazo total do projeto. A modalidade de contratação, os mecanismos de pagamento atrelados à disponibilidade da obra frente ao usuário, os bônus por cumprimento de prazos foram inovadores. O FDOT reconhece as dificuldades encontradas e como foram vencidas. Um exemplo a inspirar a administração pública no Brasil nos seus três níveis de governo, em que prazo e custo raras vezes são cumpridos. Ao contrário, sempre foram vistos como meras formalidades, sujeitas a aditivos contratuais negociados a posteriori.

Mesmo as dificuldades recorrentes do governo federal em aprovar as licitações mais complexas, sejam concessões ou não, no TCU – sugerem que empresas de consultoria poderiam ser contratadas para essa tarefa.

Por que não se modelou projetos-padrão de concessão e PPP, aproveitando-se o melhor da experiência internacional, em que o Canadá desponta como o país de maior sucesso nestas duas modalidades? Um consórcio de consultoria global com uma brasileira desenvolveria esses modelos com rapidez e consistência. Não carece reinventar a roda.

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário